Evento sobre segurança cibernética do TRE Pará encerrou na sexta-feira, em Belém

Os últimos dias foram dedicados ao início das apresentações e demonstrações de como o Regional Paraense está utilizando a solução BIG-IP F5, criada para prevenir ataques cibernéticos.

Evento sobre segurança cibernética do TRE Pará encerrou na sexta-feira, em Belém
Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

O "Immersion Week Big-IP F5", evento que reuniu, ao longo de cinco dias, representantes de área relacionadas à segurança cibernética de 19 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o Brasil, no TRE do Pará, finalizou na sexta-feira (08/03). Desde a última quarta-feira (06/03), tiveram início as apresentações e demonstrações de como o Regional Paraense está utilizando a solução BIG-IP F5, criada para prevenir ataques cibernéticos. O evento do TRE do Pará foi realizado por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação.

O secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, explicou que entre os resultados apresentados, a partir da ferramenta contratada pelos regionais participantes, e que tem uma série de funcionalidades, destaca-se uma. "É um portal construído, inclusive pelo TRE do Pará, que permite um acesso seguro às aplicações que estão publicadas na internet para, por exemplo, fazer ali um atendimento ao eleitor ou para que um servidor possa acessar o seu SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e o seu PJE (Processo Judicial eletrônico), tudo isso de forma segura e rastreável", detalha.

O secretário reforça ainda que a ferramenta é dotada de uma série de artifícios. "Um deles é a inteligência artificial, que permitem que, ao observar que um usuário apresenta um comportamento fora do normal, por exemplo, começa a acessar o sistema do Tribunal de madrugada ou de outro país, sendo algo que ele nunca fez isso antes, essa ferramenta percebe isso e gera um alerta, pode gerar um bloqueio”.

As apresentações foram feitas pelo chefe da Seção de Soluções Corporativas (SSC) do TRE do Pará, Manoel Frederico Beltrão, e por Vinícius Rocha, que também atua na SSC. "Até sexta-feira (08/03), vamos apresentar os dez procedimentos que utilizamos aqui no TRE do Pará. Fiz uma espécie de ebook de cerca de 20 páginas explicando um pouco da nossa experiência para que possa servir como referência aos outros tribunais que também estão utilizando essa solução, porque o objetivo do evento é justamente fazer essa troca e isso está acontecendo, porque os participantes estão perguntando, tirando dúvidas", ressaltou Beltrão.

Participantes

Participaram do encontro 24 profissionais da área, incluindo engenheiros da fabricante da solução F5 e também da contratada da Justiça Eleitoral para implantação da solução, a empresa NTSEC.

Entre os participantes do evento em Belém esteve presente Olga Vita, que atua no Núcleo de Segurança Cibernética do TRE do Espírito Santo. Para ela, o evento proporcionou uma experiência única. "É muito bom ver o que está sendo implementado aqui e levar um pouco dessa experiência para o nosso regional", ressaltou.

O coordenador de Infraestrutura e Segurança do TRE do Ceará, Ismael Júnior, concorda com a colega e acrescenta. "Eu fiquei surpreso, porque a solução que eu estava procurando eu encontrei aqui. Por isso, está sendo muito proveitoso participar desse momento aqui, desse networking, dessa troca", ressaltou.

 

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido