Estudantes de curso de Direito participam de visita guiada
A iniciativa visa aproximar o Tribunal da comunidade acadêmica e incentivar o conhecimento sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral.

Cerca de 17 alunos do curso de Direito da Faculdade de Educação e Tecnologia do Pará (FAETE), de Abaetetuba, participaram do Programa “Visita Guiada”, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) nesta terça-feira (15). A iniciativa, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), visa aproximar o Tribunal da comunidade acadêmica e incentivar o conhecimento sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral.
A programação começou com a participação dos estudantes na sessão plenária do TRE do Pará, durante a qual acompanharam julgamentos e debates da Corte Eleitoral. A atividade permitiu que os alunos observassem de perto a dinâmica das decisões judiciais e compreendessem o impacto das resoluções no processo eleitoral. Na ocasião, o presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, deu as boas-vindas aos visitantes e parabenizou os professores, em alusão ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro.
Após a sessão, os alunos seguiram para o Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), onde o professor da FAETE, Edson Rezende Júnior, recebeu um certificado de participação, simbolizando o engajamento com o processo eleitoral e o compromisso do TRE do Pará com a formação cidadã. Além disso, os alunos foram presenteados com camisas e bonés do Programa Eleitor do Futuro.
Em seguida, assistiram à palestra na sala de treinamento conduzida pela coordenadora da EJE, Valena Wanzeler, que apresentou os principais projetos da Escola, como o TRE Acessível, Distinto Eleitor e Eleitor do Futuro.
Outro momento de destaque foi a explicação sobre o funcionamento das urnas eletrônicas, conduzida pelo servidor Valdízio Netto. Durante a palestra, ele esclareceu como o sistema eletrônico brasileiro garante a transparência e a segurança das eleições, além de responder às dúvidas dos alunos sobre as etapas de votação e auditoria das urnas.
Para encerrar a visita, os estudantes conheceram a Biblioteca do TRE do Pará, que possui um acervo atualizado anualmente com obras de Direito Público, Privado e Eleitoral, além de outras áreas do conhecimento jurídico.
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.
Fotos: Elaynia Ono / Ascom do TRE do Pará.