Programa "Eleitor do Futuro" chega até a Ilha do Combu
As crianças aprenderam sobre cidadania, políticas públicas e a importância da participação feminina na política.

A manhã desta quinta-feira, 02, foi repleta de muita alegria e aprendizado para as crianças da Unidade Pedagógica Sebastião dos Santos Quaresma, localizada na Ilha do Combu, que é considera a quarta maior ilha do município paraense. Logo no início da manhã, as crianças receberam a equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), levou aos pequenos, várias atividades pedagógicas.
O programa "Eleitor do Futuro", passou pela ilha deixando lições de suma importância para as crianças. Afinal, preparar o eleitor desde o início da caminhada estudantil é fundamental para que futuramente, os mesmos tenham suporte na hora de desempenhar o seu papel como cidadão e saber escolher os seus representantes nas urnas.
Com olhos atentos na apresentação, a pequena Fabiane Quaresma, de 5 anos, disse que adorou a experiência de poder votar, já que na ocasião os alunos puderam simular passo a passo do processo de votação e escolher entre educação, segurança, saúde, sustentabilidade, emprego, esporte e lazer, considerando o que eles julgassem mais importante.
"Hoje eu aprendi muita coisa. Eu sei que posso ser Presidente do Brasil e a primeira coisa que eu queria era que todas as cidades fossem limpas e com muita segurança", disse entusiasmada, a pequena estudante.
A palestra foi ministrada em tom bastante lúdico, levando informação sobre a consciência na hora do voto, políticas públicas e a importância da participação feminina na política.
Para o diretor da escola, Thiago Oliveira, essa ação vem para somar no aprendizado das crianças. "Fazer com que as crianças aprendam desde cedo, a refletir sobre o ato de escolha dos seus representantes e mostrar que isso vai impactar diretamente na vida delas é fundamental. No futuro, eles terão esse poder de escolha. E prepará-los desde muito cedo, é primordial", disse o diretor.
"Essa programação é realizada mensalmente pela EJE, em escolas privadas e públicas. E, dessa forma, o Tribunal busca desenvolver o seu papel pedagógico. Nossa manhã foi extremamente proveitosa, acredito que nosso objetivo foi alcançado, que é despertar o interesse deles pra questões que envolvem cidadania, democracia e da importância de votar", ressaltou Valdizio Ferreira, Técnico Judiciário do TRE.
A ação é desenvolvida pelo Tribunal Eleitoral do Pará, por meio da Escola Judiciária Eleitoral e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Belém.
Ministro Luiz Fux premia Escola Judiciária Eleitoral
Representando o norte do país, a Escola Judiciária Eleitoral do Pará vem trabalhando de forma exemplar levando o programa "Eleitor do Futuro" para todas as localidades do estado. Apesar das peculiaridades da região, a EJE segue exercendo o seu trabalho de cidadania, e assim, destaca-se como melhor escola da região norte.
Neste sábado, a partir das 13h30, o Ministro e Presidente do TSE, Luiz Fux, vai estar em Belém para conhecer o trabalho desenvolvido pela EJE. A Comitiva será levada até a Unidade Pedagógica Sebastião dos Santos, na ilha do Combu, para conhecer a realidade das comunidades ribeirinha. E na ocasião, haverá a premiação "Melhor Escola Judiciária da Região Norte", concedida a EJE do TRE do Pará.
Após a visitação na Ilha do Combu, haverá a Conferência "Desafios e Metas das Eleições 2018" que será proferida pelos Exmos. Ministros Luiz Fux e Tarcísio Vieira, às 17hrs, no Prédio Sede do TRE, localizado na Rua João Diogo – Campina.