TRE promove reunião de alinhamento técnico para as eleições de Tomé-Açu
O município vai escolher no próximo domingo (7) novo prefeito e vice da cidade.

Grande parte do efetivo que vai atuar nas Eleições Suplementares de Tomé-Açu, no dia 7, participou de uma reunião na Escola Luterana do município para repassar todo o alinhamento técnico usado nesse período eleitoral. O evento contou com a participação do diretor geral do TRE, Felipe Brito; do secretário de Tecnologia da Informação, Alessandro Cruz; da secretária de Administração do Tribunal, Hérika Sodré; do juiz eleitoral, José Ronaldo Sales, e da chefe do cartório eleitoral de Tomé-Açu, Lena Leão.
O diretor geral do TRE destacou que o Tribunal tem destinado todos os esforços possíveis para que o pleito ocorra dentro do previsto. "Todo o apoio a essas eleições está sendo dado e a palavra é mesmo apoio, porque tudo está sendo feito sem qualquer tipo de intromissão", destacou.
Esse apoio inclusive inclui o trabalho de profissionais com histórico de atuação em várias votações. "Estamos com servidores experientes deslocados para atuar nessas eleições", reforçou.
Com relação à segurança, o diretor geral explicou aos presentes que toda uma estratégia já está montada. "Teremos pelo menos dois policiais militares em cada local de votação”, informou.
O objetivo de todo esse trabalho também é de deixar um legado ao município. "Estamos trabalhando para que tenhamos aqui um resultado positivo utilizando uma logística que possa ser aproveitada nas próximas eleições, em 2022", concluiu.
O secretário de Tecnologia da Informação fez a apresentação de toda a programação de atividades previstas até o dia das eleições, incluindo as rotas dos 27 pontos de votação e a distribuição dos servidores nesses locais. Ele destacou eventos importantes que ainda serão executados como a auditoria, realizada no mesmo dia e horário das eleições. Além disso, chamou atenção para a responsabilidade do trabalho desempenhado pela Justiça Eleitoral nesse período. "Nossa grande missão com todo esse trabalho é, principalmente, deixar uma mão-de-obra qualificada para que esta zona eleitoral possa contar com eles nas próximas eleições", destacou o secretário.
Durante a reunião, o juiz eleitoral aproveitou para falar sobre sua satisfação com o trabalho que vem sendo feito. "Queria agradecer ao apoio prestado pelo Tribunal para essa eleição, que é atípica. Por isso, nossa expectativa é concluí-la dentro do prazo previsto", disse.
A chefe de cartório do município deu orientações relacionadas à infraestrutura nos locais de votação. "Todos estão com ponto de internet e notebook disponíveis para serem usados no dia da eleição ", informou. Ela reforçou ainda como deve ser feita a orientação aos eleitores com relação às oito mudanças ocorridas nos locais de votação e sobre os impedimentos para votar com falta do recadastramento. "Estamos com tudo bem organizado e explicado para repassar esses dados aos eleitores", reforçou.
Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.