Centro Cultural da Justiça Eleitoral integra mais uma edição do Projeto Circular

Abertura para visitação do público ao CCJE, na 37ª edição do evento cultural, marca mais um momento de retomada. O espaço estava fechado há um ano e meio por causa da pandemia.

Centro Cultural da Justiça Eleitoral integra mais uma edição do Projeto Circular
Foto: Thalles Puget / Ascom do TRE Pará

Neste domingo, dia 03, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral participa da 37ª edição do Projeto Circular Campina Cidade Velha, com a recém inaugurada exposição “Crescentia cujete – cuieira, passado e presente”, do artista visual Francelino Mesquita, e a de longa duração “Cidadania - um olhar através do tempo”.

Na oportunidade, o local estará pronto para receber os visitantes com todos os cuidados exigidos pelas organizações de saúde. O uso de máscara será obrigatório, assim como a apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19 (duas doses).

O Projeto Circular Campina Cidade Velha foi criado em 2013, por iniciativa de um grupo de agentes culturais independentes, com o objetivo de resgatar as relações de vizinhança do Centro Histórico de Belém e foi considerado um sucesso desde a primeira edição. Atualmente, as edições acontecem movimentando 40 espaços, projetos e ações socioculturais em atuação na cidade.

O CCJE participa das edições do Projeto Circular desde 2015. No entanto, a parceria foi pausada durante um ano e meio em função do cenário da pandemia da Covid-19. Esta edição marca a retomada do centro dentro do evento cultural.

Para Carla Ferreira, analista judiciária e membro do Grupo Gestor do Centro Cultural, o momento será marcante e cheio de boas expectativas com a interação das obras, do público e do artista plástico Francelino Mesquita.

“Estamos muito felizes de poder aos poucos, e com os devidos cuidados, abrir os espaços com nova exposição. Por enquanto, optamos por essa programação que nos permite funcionar mas, sem aglomerar. Vamos contar com a presença do Francelino Mesquita no domingo e ele vai conversar com o público sobre seu trabalho, técnicas e sobre as obras", explica.

Sobre as exposições:

Crescentia cujete – cuieira, passado e presente”- O artista plástico Francelino Mesquita é paraense e desde o ano de 2016 utiliza a cuia- fruto da cuieira - utensílio muito característico da cultura regional - como principal matéria-prima para compor as obras apresentadas na exposição.

"Cidadania - um olhar através do tempo" - A exposição traça um histórico dos conceitos de Democracia e cidadania no ocidente; o estabelecimento da República no Brasil. Traz ainda, um resumo do processo eleitoral no Brasil e no TRE do Pará, uma galeria de ex-presidentes do TRE e conta com uma mostra de antigos modelos de urnas usadas em eleições até a urna eletrônica.

Serviço:

Centro Cultural da Justiça Eleitoral na 37ª edição Projeto Circular

Exposições: “Crescentia cujete – cuieira, passado e presente”, do artista plástico Francelino Mesquita

“Cidadania - um olhar através do tempo”

Local: Rua João Diogo, 254 – Campina – Belém-Pará (ao lado do Corpo de Bombeiros)

Horário de visitação: De 9h às 16h

Informações: (91) 3346-8018.

Ana Paula Bezerra / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido