TRE do Pará prepara futuras (os) brigadistas de incêndio para as unidades do Regional
O curso contou com etapas de teoria e prática e envolveu cerca de 130 servidoras (es).

O TRE do Pará reuniu servidoras (es), colaboradoras (es) e terceirizadas (os) que se voluntariaram como futuras (os) brigadistas de incêndio.
A programação realizada entre os dias 14 e 23 de fevereiro foi conduzida pelo 2° tenente Evandro Aleixo acompanhado do sargento Miguel, do cabo J. Cunha, além de outros oficiais do 1° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (GBM), no auditório Ivan Mello, localizado no prédio-sede do Regional.
Em duas etapas, o curso envolveu teoria e prática. Nos dias iniciais, foram abordadas as atribuições da brigada de incêndio e, de maneira teórica, o combate ao princípio de incêndio, as ações de prevenção e de emergência com apresentação dos diferentes tipos de extintores utilizados e os principais equipamentos de proteção individual e de proteção respiratória.
A parte prática foi realizada no estacionamento do Tribunal e orientou às (aos) futuras (os) brigadistas no uso correto dos equipamentos e na condução das pessoas em caso de princípio de incêndio.
“A brigada de incêndio é uma cultura que está sendo construída nas instituições públicas e este momento é muito importante para a sede, o Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE) e para o Depósito de Urnas Eletrônicas. Obrigado por estarem aqui. O Corpo de Bombeiros é uma instituição que representa a acolhida que a humanidade está precisando neste momento”, afirmou a presidente do Regional, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento.
O instrutor do curso, 2º tenente Evandro Aleixo, explica que “a importância de um curso de brigadista de incêndio para as organizações públicas é proporcionar o conhecimento teórico e prático aos colaboradores para que possam ter ações de prevenção básica no caso de um princípio de incêndio. Após esses dias de treinamento, as pessoas estarão capacitadas para combater os princípios de incêndio, saber dos principais materiais utilizados, as rotas de fuga, as noções de primeiros socorros e o que fazer em uma situação de emergência”, disse o militar.
Segurança
O treinamento para formação de brigadistas no âmbito do Tribunal, para o prédio-sede e anexos, Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE) e Depósito de Urnas visa concretizar a política de segurança do TRE do Pará, estabelecida pela Resolução 5.650/2020, assim como o plano de segurança orgânica estabelecido pela Portaria n° 19.687/2020, a qual prevê a criação de brigada de incêndio para as unidades do Regional.
A equipe atua para preservar a vida e os bens da instituição. É ela que age diante de situações como as de princípio de incêndio e na prestação de socorro quando ocorrem desmaios ou outras situações que envolvam a necessidade de atendimento em primeiros socorros.
Em casos de sinistros, a (o) brigadista realiza os primeiros procedimentos até que o socorro especializado chegue ao local.
Adriana Silva é servidora do Tribunal e destacou o aprendizado somado nestes dias de formação. “Espero aprender não só como utilizar os vários tipos de extintores, mas como proceder nos momentos de emergência dentro do prédio que tem corredores estreitos e precisamos saber o que fazer”, afirmou.
O curso organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Codes), encerrou na quarta-feira, dia 23, e envolveu cerca de 130 servidoras (es) distribuídas (os) em três turmas.
Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.