TRE do Pará participa de Encontro Nacional de Acessibilidade da Justiça Eleitoral
Evento teve como objetivo discutir temas como capacitismo, barreiras à acessibilidade e avaliação biopsicossocial.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará esteve presente no 2º II Encontro Nacional de Acessibilidade da Justiça Eleitoral, realizado na última quinta-feira (30), na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Representaram o TRE do Pará a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Valena Wanzeler, e a chefe do Núcleo Socioambiental e Acessibilidade e Inclusão (NSA), Lísia Dias.
O encontro é organizado pelo TSE, por meio da Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental (SMG) e foi o primeiro evento online da JE 100% acessível, que contou com os três recursos de acessibilidade comunicacional: Libras, legendagem e audiodescrição.
“Desde sempre travo uma luta pela inclusão e visibilidade das pessoas negras, marcadamente, as mulheres nos espaços decisórios. Nós precisamos trabalhar para que todas as pessoas, sem os ‘ismos’ – capacitismo, machismo, etarismo, racismo – aprendam que o bom da vida é a diversidade”, defendeu a ministra Edilene Lôbo, na abertura do evento.
A abertura do encontro contou também com a presença do diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Rogério Galloro. Ele afirmou que é inadmissível que hoje, em pleno século XXI, uma pessoa não possa exercer os seus direitos em razão de uma deficiência temporária ou permanente. “Eu acho que é um assunto que temos que discutir e levar como um valor. Todo gestor público deve ter isso como um valor”, afirmou.
Na programação do evento, constavam palestras sobre temas como capacitismo, barreiras para a acessibilidade e a avaliação biopsicossocial. Também ocorreu uma reunião entre os representantes de Tribunais Regionais Eleitorais e integrantes do TSE para debater ações que contribuam para a ampliação da acessibilidade, principalmente nas eleições municipais do ano que vem.
Com informações do TSE.