A reinvenção das Ouvidorias para atender às transformações da sociedade

O Juiz Altemar da Silva Paes, Ouvidor da Justiça Eleitoral, participou do encontro, que aconteceu, no Espaço Cultural BNDES, segunda e terça-feiras, 12 e 13, das 10h às 17h, que visava ampliar o debate sobre um novo paradigma das ouvidorias, que devem manter-se inseridas na realidade da administração pública e, ao mesmo tempo, buscando um modelo de “ouvidoria 3.0”, dinâmica, que ouve e também se reinventa, junto com a sociedade brasileira.

Entre os temas abordados, destacou-se: a defesa do usuário de serviços públicos, inovação e tecnologia, atendimento, participação e controle social e simplificação do Estado. Também fez parte da programação, a entrega do prêmio do 1º Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias.

 

Parceria – Em março de 2017, o Banco e a CGU assinaram acordo para ampliar a cooperação técnica já existente entre as duas instituições, com foco no aperfeiçoamento de mecanismos de transparência e acesso a informações públicas. O primeiro acordo de cooperação, firmado há dois anos, permitiu o compartilhamento de dados e informações sigilosos produzidos ou custodiados pelo BNDES. A ampliação das ações conjuntas incluiu a capacitação de gestores e empregados, o aprimoramento de mecanismos de atendimento ao cidadão e o compartilhamento de documentos e normas de execução e fiscalização.

SERVIÇO
Evento Ouvidoria 3.0: Construindo o Futuro
Quando: 12 e 13 de março, das 10h às 17h
Onde: Teatro do Espaço Cultural BNDES – Avenida República do Chile, 100, Centro, RJ

PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 12 de março
9h30 – Credenciamento dos participantes
10h – Abertura
10h30 – O novo consumidor: Maurício Vargas, do Reclame Aqui
11h15 – Desburocratização: Francisco Gaetani, presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
12h – Como reclamações e opiniões dos consumidores podem contribuir para a melhoria de produtos e rentabilidade de toda uma rede automobilística
12h45 – Almoço
14h –     Ganhadores do 1º Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias:
Aloysio Telles de Moraes Netto e Jorge Eduardo Vieira Costa, da Casa da Moeda do Brasil
Rivaldo Santos, da Ouvidoria, Transparência e Controle da Prefeitura de Santos
Cristiane Lima Ferreira, ouvidora do Hospital Municipal Lourenço Jorge
15h –     Participação social, inclusão digital e políticas urbanas: Monique Bezerra da Silva, coordenadora Executiva do Observatório de Favelas
15h40 – Hotel Urbano: Eduardo Mendes
16h20 – Coffee break
16h35 – Como funciona o atendimento no Magazine Luiza: Nicolau Camargo, pós-vendas
17h15 – Encerramento

Terça-feira, 13 de março
10h – Acesso à informação, controle social e liberdade de expressão
Gabriel Zanlorenssi, cientista de Dados do Nexo Jornal
Maria Teresa Cruz, jornalista da organização Ponte Jornalismo
Carlos Fico, professor Titular de História do Brasil - UFRJ
Moderadora: Carla Cristina Gomes Arede, da CGU/RJ
10h40 – Simplificação de serviços e avaliação de políticas públicas
Pablo Cerdeira, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas
Thiago Avila, do Escritório de Inovação do Governo de Alagoas
11h40 – Atendimento humanizado: trazendo as boas práticas das ouvidorias privadas para as ouvidorias públicas: Gisele Paula, do Reclame Aqui
12h45 – Almoço
14h –     O desafio de movimentar uma cultura organizacional em prol do cliente: Patricia Cansi, do Via Varejo
14h40 – Controle social e o combate à corrupção
Eduardo El Hage, procurador da República e coordenador da Lava-Jato no Rio
Eduardo Gussem, procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Débora Sögur Hous, da Universidade Federal do Paraná
Moderador: Vinicius de Sá Nery, superintendente da Regional RJ da Ouvidoria-Geral
15h50 – O atendimento alinhado a um propósito: Gabriela Gomes, da OLX
16h15 – Coffee break
16h45 – A ouvidoria e a construção do futuro: o que vem por aí: Gilberto Waller Júnior, ouvidor-geral da União
17h15 – Encerramento