Grupo de Trabalho da Auditoria das Urnas Eletrônicas visita Marabá

O objetivo foi buscar apoio para realização do processo de auditoria que será realizada no dia das eleições no município.

O objeto foi buscar apoio para realização do processo de auditoria que será realizada no dia das...

Este ano, o processo de Auditoria das Urnas Eletrônicas, que tem a finalidade de testar a integridade das urnas e a confiabilidade das informações dos votos e que ocorre no mesmo dia e horário da eleição, terá uma novidade. Ele ocorrerá em dois polos distintos pela primeira vez, um na capital, onde normalmente é feito, e outro no município de Marabá, no sudeste do Pará. Por conta disso, uma comitiva do Grupo de Trabalho (GT) responsável por essa auditoria foi até a cidade em busca de apoio para o processo, que se inicia na véspera do pleito, com o sorteio das urnas que serão usadas.

A comitiva foi formada pelo juiz eleitoral e membro substituto da Corte Eleitoral do TRE do Pará, Marcus Alan Gomes, que preside o GT; pelo coordenador da Auditoria das Urnas em Marabá, Evandro Ramos, e pelo oficial de gabinete da Polícia Judicial do TRE do Pará, Alexandre Santos.

O grupo esteve no Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Fórum de Marabá, Fórum Trabalhista de Marabá, Guarda Municipal de Marabá, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e a Justiça Federal em Marabá, bem como, no Centro de Convenções de Marabá.

O juiz Marcus Alan explica que a realização da auditoria em dois polos é uma inovação do TRE do Pará para as próximas eleições. “Não temos notícia que isso esteja nos planos de algum outro Tribunal. Este ano, vamos realizar uma parte da auditoria das urnas, em Belém, e outra parte no município de Marabá, ou seja, serão dois polos, um na capital e outro no interior. A finalidade disso é ampliar o processo de auditoria aqui no Pará, que é um estado muito grande territorialmente e garantir maior confiabilidade a esse processo”, destacou.

No total, serão usadas 27 urnas auditadas de forma simultânea, 20 em Belém, no espaço da Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) e 7 em Marabá, no sudeste do estado, no Carajás Centro de Convenções.

O município foi escolhido por conta de sua localização, próximo a várias outras zonas eleitorais, e pela facilidade do acesso, por via rodoviária.

O coordenador da Auditoria das Urnas em Marabá explicou que nesta sexta-feira (15) foram finalizada as visitas às instituições no município de Marabá. “O objetivo delas foi buscar apoio para realização da Auditoria da Votação Eletrônica que será realizada no dia das eleições na cidade”, ressaltou Evandro.

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido