Coleta de recicláveis fortalece o compromisso do TRE do Pará com a sustentabilidade
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e permite o descarte de resíduos como papel, plástico, metal, óleo de cozinha usado, equipamentos eletrônicos e até eletrodomésticos quebrados.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) disponibiliza ao público um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para o descarte de materiais recicláveis, na garagem do prédio-sede do Tribunal, no bairro da Campina, em Belém. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e permite o descarte de resíduos como papel, plástico, metal, óleo de cozinha usado, equipamentos eletrônicos e até eletrodomésticos sem uso.
A iniciativa, coordenada pela Seção de Gestão da Sustentabilidade Ambiental e Social (SGS), tem como objetivo incentivar práticas sustentáveis e ampliar a conscientização ambiental, aproximando a sociedade das cooperativas de reciclagem que atuam na Grande Belém.
Todo o material recolhido é destinado a instituições parceiras, como o Instituto Alachaster, que utiliza os resíduos para geração de renda e desenvolvimento de projetos educacionais e ambientais voltados à economia verde. O Tribunal reforça que não obtém lucro com os materiais arrecadados.
Quando o volume de recicláveis atinge o mínimo necessário, as cooperativas são acionadas para a retirada. O peso é medido em balança própria e os dados são enviados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As informações contribuem para a pontuação do TRE no Prêmio CNJ de Qualidade, que reconhece práticas sustentáveis no Judiciário.
O ecoponto também integra as metas do Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021–2026 do TRE do Pará. O plano, alinhado à Resolução nº 400/2021 do CNJ, orienta práticas de gestão voltadas ao uso racional de recursos, à proteção do meio ambiente, à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável. As ações também estão em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além do ponto de coleta, o Regional também incentiva o descarte consciente entre servidoras, servidores, colaboradoras, colaboradores e estagiárias e estagiários. Em diversos pontos do prédio estão disponíveis lixeiras coloridas para separação correta dos resíduos, conforme o tipo de material: plástico (vermelha), papel (azul), vidro (verde) e metal (amarela). A ação faz parte do compromisso institucional com a sustentabilidade e a gestão adequada de resíduos sólidos.
Para utilizar o Ponto de Entrega Voluntária é necessário apresentar documento oficial com foto (como RG, CNH ou passaporte) e CPF, a fim de fazer cadastro na portaria. Após a primeira visita, o acesso às futuras entregas é liberado mediante identificação. O Tribunal informa ainda que não é permitido o acesso ao prédio vestindo bermuda, short ou minissaia.
Serviço
Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do TRE do Pará
Local: Garagem do prédio-sede do TRE do Pará – Rua João Diogo, 288, Campina, Belém.
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Documentos: Documento oficial com foto e CPF para cadastro na entrada.
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.
Imagem: Vidda Duarte / Ascom do TRE do Pará.