Presidente em exercício, desa. Filomena Buarque, participa de evento no RJ
O Regional foi representado pela desembargadora-corregedora Maria Filomena de Almeida Buarque.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) marcou presença no workshop “Democracia & Acessibilidade: inclusão para o voto consciente”, promovido pelo TRE do Rio de Janeiro (TRE-RJ), no último dia 10 de julho, no Palácio da Democracia, sede do órgão. O Regional foi representado pela presidente em exercício do Regional, desembargadora Maria Filomena de Almeida Buarque, e pela secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Sinara Mendes.
Durante o evento, o presidente do TRE-RJ, desembargador Peterson Barroso Simão, reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral com a inclusão e a acessibilidade. “Temos a obrigação de garantir condições favoráveis para que o eleitor exerça seu direito-dever cívico do voto. O workshop é uma demonstração do compromisso com a causa, reforçando que cada voto importa e é fundamental para a democracia”, disse.
Na ocasião, houve a assinatura da Carta de Intenção do TRE-RJ para se tornar uma instituição com 100% de acessibilidade motora. Em seguida, a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-RJ, desembargadora Tathiana de Carvalho Costa, deu as boas-vindas ao público presente.
Logo depois, houve o lançamento e a apresentação do projeto “A Gente Escuta”, programa de atendimento da Ouvidoria do TRE–RJ com utilização de Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponibilizado a pessoas com deficiência por meio de agendamento prévio, seguido da palestra “Acessibilidade e inclusão: uma rota para a cidadania”, com a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargadora Regina Passos.
À tarde, a programação contou com a palestra “Barreiras invisíveis: o enfrentamento ao capacitismo”, ministrada pelo secretário de Comunicação Social do TRE-GO, Brazil Nunes. O servidor é cadeirante e estrelou em 2022 a Campanha Nacional de Acessibilidade, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os presentes acompanharam ainda a mesa-redonda “Em primeira pessoa: vivências de eleitoras e eleitores com deficiência”, com a mediação de Stéfano Salles, coordenador de Comunicação Social do TRE-RJ.
O encerramento ocorreu com o lançamento da campanha institucional pela valorização das pessoas com deficiência. A iniciativa busca sensibilizá-las para a importância de manter o cadastro eleitoral atualizado com a inclusão de sua condição, para que possam votar com total acessibilidade.
Texto: Ascom TRE do Pará com informações do TRE-RJ.
Fotos: CRE-PA