Eleitores podem treinar voto na Feira do Livro
O Vem TREinar - Eleições 2022! começou nesta quarta-feira (31), na programação da 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, e segue até o dia 4, sempre das 9h às 21h.

Uma das dúvidas mais frequentes dos eleitores nessas eleições tem sido a ordem de votação dos candidatos, que está organizada da seguinte forma: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. Para auxiliar as cidadãs e cidadãos, o TRE do Pará, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), mantém a ação que incentiva a eleitora e o eleitor a exercitar o voto para não errar. O Vem TREinar - Eleições 2022! começou nesta quarta-feira (31), na programação da 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, e segue até o dia 4, sempre das 9h às 21h. No dia 3, a população vai poder treinar na Catedral Metropolitana de Belém, no Centro de Evangelização São João Paulo II (Rua Dr. Assis, 130) e imediações da Praça Frei Caetano Brandão, situados no bairro da Cidade Velha, no horário de 8h às 13h.
O projeto também estará nos shoppings de Belém e Ananindeua. No Pátio Belém, nos dias 9, 10 e 11 de setembro; no Shopping Boulevard, nos dias 16, 17 e 18 de setembro e no Shopping Castanheira, nos dias 23, 24 e 25 também de setembro, sempre no horário das 10h às 21h.
No final de semana passado, o Vem TREinar esteve no Shopping Grão Pará, onde 450 eleitores treinaram o voto e no Shopping Metrópole, onde 381 pessoas participaram da ação.
Na Feira do Livro, o estande do TRE do Pará está localizado do lado direito de quem entra no Hangar. No local, é possível treinar o voto para as Eleições Gerais 2022. Além disso, é possível conhecer o modelo da nova urna 2020, que será usado na Região Metropolitana de Belém.
O primeiro dia do projeto na Feira foi movimentado. Muitas pessoas foram até o local para exercitar a votação. Esse foi o caso da auxiliar de administração, Carla Almeida. Mesária voluntária, ela já conhecia a ordem de votação dos candidatos, mas ainda não sabia como era o novo modelo de urna. “Ainda vou passar pelo treinamento (para mesário), mas aqui já me adiantei e conheci a nova urna”, disse.
Ao lado dela, o estudante Lucas Anjos, de 18 anos, aproveitou também para treinar e conhecer a nova urna. “Essa é uma boa iniciativa. Eu não sabia da ordem (da votação) e nem conhecia a urna”, destacou.
O estudante Arthur Vinícius, de 15 anos, ainda não vota, mas decidiu aprender desde já como exercer sua cidadania. “Essa iniciativa é muito interessante, especialmente para os pequeninos que já podem aprender desde já como votar”, contou.
Na manhã desta quinta-feira (1), a estudante Richelli Barbosa, estagiária do TRE do Pará, estava recebendo e orientando quem chegava ao estudante do TRE. “Estamos recebendo muitos jovens que estão vendo a urna pela primeira vez e também adultos que, na maioria das vezes, dizem conhecer a sequência da votação, mas na prática ainda acham que o primeiro voto é para o presidente da República e não para o deputado federal”, contou.
Ao lado dela, o também estagiário do TRE, Matheus Correia ressaltou um dos pontos que mais tem chamado atenção das eleitoras e eleitores que procuram o estande. “Muitos se surpreendem quando ficam sabendo que precisam aguardar três segundos para confirmar o seu voto”, informou.
Texto: Alexandra Cavalcanti
Foto: Thalles Puget