Plano Integrado das Eleições 2026 tem início na sede do TRE do Pará
A abertura contou com a apresentação de um vídeo de boas-vindas do presidente do Tribunal, desembargador José Maria Teixeira do Rosário.

O evento de preparação do Plano Integrado das Eleições 2026 (PIE 2026) teve início na manhã desta quarta-feira (27), no Plenário Antônio Cury, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE do Pará), em Belém. A programação segue até sexta-feira, dia 29, e reúne representantes das 101 Zonas Eleitorais do Pará e de todas as macrounidades do Regional paraense.
A abertura contou com a apresentação de um vídeo de boas-vindas do presidente do Tribunal, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, que entre outras coisas, destacou a importância da construção de um plano coletivo, com a participação de todos. “Damos início hoje ao planejamento integrado das eleições 2026, um marco na forma como percebemos o futuro do processo eleitoral. Cada proposta, cada interação neste evento representa um código essencial na construção do nosso. E é a presença ativa e criativa de cada um de vocês que dará sentido e força a esse plano”, destacou.
O diretor-geral, Bruno Giorgi Almeida, recepcionou os participantes com a apresentação do secretariado do TRE do Pará e destacou também ser fundamental a participação de todos no evento. "Poderíamos fazer uma reunião de vídeo, mas a gente realmente fez esse esforço de trazer vocês aqui, um esforço bom, um esforço positivo, porque a gente queria a presença de vocês aqui”, ressaltou.
Em seguida, ele proferiu a palestra "Perfil comportamental na liderança pública", onde abordou, entre outras coisas, os perfis existentes na liderança e as características predominantes em cada um deles. "A gente exerce a liderança de várias formas. Todos somos líderes, e a gente não pode viver numa bolha, porque é preciso conectar com outras pessoas. E aí vem o grande desafio, porque a gente não pode se conectar apenas com quem a gente quer”, pontuou.
Logo depois, a secretária de Planejamento, Elaine Santana, apresentou algumas das novidades do evento este ano. "Estamos recebendo, pela primeira vez, a visita de servidores vindos de outros tribunais localizados nos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Bahia, Paraná e Minas Gerais, que vieram conhecer e participar do nosso planejamento", contou.
A manhã se encerrou com o início dos trabalhos organizados em dinâmicas coordenadas pelo servidor, Sandro Borges, coordenador de Estratégia e Planejamento de Eleições do TRE do Pará.
Plano
O Plano Integrado das Eleições é um projeto que envolve o planejamento detalhado e antecipado das diversas atividades e demandas que garantem pleitos tranquilos e bem-sucedidos em todo o estado. Realizado pela Secretaria de Planejamento do Tribunal, por meio da Coordenadoria de Estratégia e Planejamento de Eleições (CEPEL), o PIE é considerado essencial para que as diversas unidades e setores tenham em mãos um documento minucioso com todas as tarefas, procedimentos e prazos a serem executados antes, durante e depois da eleição.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Thalles Puget e Elaynia Ono / Ascom TRE do Pará.