TRE do Pará alcança o 5º lugar nacional no iGovTIC-JUD 2023
Com a nota histórica de 93,54% de excelência, o Tribunal está entre os 12 melhores do país no que diz respeito à Segurança da Informação e Proteção de Dados, Infraestrutura Tecnológica e Serviços em Nuvem, Atendimento e Suporte ao Usuário, entre outros temas avaliados.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará alcançou uma posição importante no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário 2023 (iGovTIC-JUD), onde obteve a mais alta classificação na implementação da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. A conquista também destaca um marco significativo no compromisso do TRE do Pará com a excelência e a constante busca por melhorias, além de representar a maturidade de governança de Tecnologia da Informação da Secretaria de TIC do Tribunal.
A nota alcançada de 93,54% colocou o Tribunal no 5º lugar geral do ranking nacional da premiação entre os regionais eleitorais e na 12ª colocação entre os tribunais brasileiros, com o nível de maturidade “Excelência” no segmento “Eleitoral” a partir da análise dos temas de Atendimento e Suporte ao Usuário, Estruturas Organizacionais e Macroprocessos, Infraestrutura Tecnológica e Serviços em Nuvem, Pessoas, Políticas e Planejamento, Riscos, Segurança da Informação e Proteção de Dados, entre outros.
Para o secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Felipe Brito, a maturidade, nesse contexto, implica não apenas na capacidade de implementar soluções tecnológicas de alta qualidade, mas também na habilidade de gerenciar recursos, riscos e expectativas de forma eficaz, dentro das matrizes da segurança da informação, da privacidade de dados e da inovação. Isso demonstra a capacidade do Tribunal de alinhar sua estratégia de TIC com os objetivos do Poder Judiciário, garantindo uma governança sólida e transparente, que resulta em serviços mais eficientes e acessíveis para a sociedade.
Brito acrescenta que, ano após ano, desde 2021, o Tribunal tem alcançado posições de destaque na premiação e a nota atual, de 93,54%, é histórica e merece comemoração, pois resulta do trabalho em conjunto das pessoas que integram a STI do Tribunal.
"Essa conquista é um testemunho do comprometimento da equipe do TRE do Pará com seus mais de 100 servidores, colaboradores e estagiários da Secretaria de Tecnologia da Informação com a inovação e o aprimoramento contínuo. O regional paraense está determinado a manter seu papel de destaque na vanguarda da Tecnologia da Informação, servindo como referência para outros tribunais e órgãos judiciários em todo o país, mas também na colaboração e no compartilhamento de soluções e recursos", afirma o secretário.
Avaliação
A pesquisa do iGovTIC-JUD foi criada pelo CNJ para avaliar a maturidade dos órgãos do Poder Judiciário na área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). De acordo com o CNJ, neste ano de 2023, foi apresentado considerável aprimoramento por parte dos órgãos participantes, pois alcançaram uma média de 86,27 pontos contra 79,14, no ano passado, e 68,7 pontos obtidos em 2021.
O resultado do iGovTIC-JUD é um dos critérios de pontuação do Prêmio CNJ de Qualidade e os dados mais recentes revelam que, dos 94 tribunais e conselhos participantes, pelo menos 49 atingiram o nível de Excelência, um aumento significativo em comparação aos 37 do ano anterior.
Texto: Rodrigo Silva, com informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).