TRE do Pará divulga Relatório de Gestão do ano 2023
Além de atender às normativas do Tribunal de Contas da União (TCU), o documento visa promover a transparência, dar conhecimento à sociedade sobre a atuação do TRE durante todo o ano de 2023 e prestar contas da utilização dos recursos públicos informando sobre os resultados alcançados.

Na terça-feira (2) durante a 25ª Sessão Ordinária Administrativa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, apresentou oficialmente o Relatório de Gestão referente ao ano de 2023.
O Relatório foi publicado no site oficial do Tribunal no dia 31 de março no formato de relato integrado e a divulgação do documento, juntamente com as notas explicativas e o rol de responsáveis, cumpre o dever do Tribunal de prestar contas perante o Tribunal de Contas da União (TCU) e a sociedade.
Elaborado com a colaboração de todas as unidades e diagramado pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) o conteúdo foi revisado, editado e consolidado pela Seção de Gestão de Riscos e de Processos (SGR), garantindo o atendimento das disposições contidas na Instrução Normativa-TCU nº 84/2020, na Decisão Normativa-TCU nº 198/2022 e na Portaria TRE nº 20.012/2020.
De acordo com o desembargador-presidente, a divulgação do Relatório "visa promover a transparência e dar conhecimento à sociedade em geral acerca da atuação do TRE durante todo o ano de 2023, com vistas a cumprir a obrigação constitucional do gestor público em prestar contas da utilização dos recursos públicos, além de informar os resultados alcançados e os desafios que pautaram a trajetória da instituição", enfatiza.
A diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, pontua que "o documento descreve realizações, projetos e programas, essencialmente, integralizadores, os quais foram regidos pela tríade: Acolher, Valorizar e Modernizar, para os quais destinei esforço e comprometimento. É uma gestão marcada pela aproximação com o corpo funcional e com a sociedade, na concepção e execução de ações humanizadas, sócio inclusivas, por meio dos vários projetos que agregam valor e fomentam a transparência das ações. Destaco, também, o elevado grau de responsabilidade, ética e profissionalismo dos servidores e das servidoras deste Tribunal ao desempenharem as atribuições que lhes foram confiadas".
No Relatório também constam todas as ações e projetos que geraram valor público no exercício de 2023 e os resultados alcançados, considerando as diretrizes da Governança, a estratégia traçada no Planejamento Estratégico 2021-2026 e as iniciativas previstas no Plano de Gestão 2023-2024.
Acompanharam a sessão administrativa a secretária de Planejamento do Tribunal, Hérika Sodré, a coordenadora de Gestão de Processos e Governança, Melissa Lopes, o assessor de Governança, Gabriel Monteiro, o chefe da Seção de Gestão de Riscos e de Processos (SGR), Evandro Ramos e a assistente da SGR, Sabrina Castro.
Considerando a qualidade dos trabalhos e a veracidade dos dados apresentados, a versão final apresentada pelo presidente foi previamente validada pela Diretoria-Geral, aprovada pela Presidência e pode ser acessada no link abaixo:
https://www.tre-pa.jus.br/++theme++justica_eleitoral/pdfjs/web/viewer.html?file=https://www.tre-pa.jus.br/institucional/governanca-institucional/arquivos/relatorio-de-gestao-2023-final/@@download/file/RG_TRE_2023%20final.pdf
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.