Corregedoria Regional Eleitoral leva projeto ao Abrigo João de Deus, em Belém
O evento contou com a presença da vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargadora-corregedora, Filomena Buarque.

Nesta sexta-feira (12), pessoas assistidas pelo Abrigo João de Deus, localizado no bairro da Cidade Velha, em Belém, foram atendidas pelo projeto “CREscer Cidadania – Corregedoria que Cuida, Garante Direitos e Inclui”, idealizado Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-PA) e voltado ao atendimento de idosos com mobilidade reduzida. O evento contou com a presença da vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargadora-corregedora, Filomena Buarque, que estava acompanhada da secretária da CRE-PA, Sinara Mendes e da chefe de Gabinete da Corregedoria, Ingrid Agrassar.
Na ocasião, foram entregues as arrecadações feitas pelo projeto, que incluíram cestas básicas, fraldas geriátricas, material de higiene pessoal, entre outros.
Além do atendimento a idosos com mobilidade reduzida, o projeto tem por objetivo promover o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade de modo geral, viabilizando a atuação da Justiça Eleitoral no próprio local de residência (abrigo/casa de repouso e outros) para regularização de pendências e demais serviços eleitorais.
A assistente social do Abrigo, Adriana Clícia, destacou a importância de o espaço receber ações como as do projeto. "Vivemos somente de doações, por isso, é fundamental termos iniciativas como essa para o nosso público", disse.
Ela reforçou ainda a importância de que os atendidos pelo local possam ter acesso à cidadania por meio da emissão do título de eleitor.
A secretária da CRE-PA, Sinara Mendes, enfatizou a singularidade do momento. "Estamos muito felizes de estar aqui com vocês, não apenas como Justiça Eleitoral, mas também como pessoas", disse.
A visita à instituição contou ainda com a presença da equipe do Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), que fez a emissão e regularização do título de eleitor dos presentes, e com a participação da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), que realizou ações, como brincadeiras e dinâmicas voltadas à integração e valorização dos idosos residentes, promovendo momentos de escuta, interação e cidadania.
Abrigo
Fundado há cerca de 43 anos pelo padre Francisco Gugliotta, da Ordem dos Padres Xaverianos, e colaboradores, o Abrigo João de Deus é uma instituição filantrópica (não governamental) de caráter organizacional, beneficente, cultural e de assistência social, voltada para o acolhimento institucional da população adulta em situação de rua.
Atualmente, graças a doações de pessoas físicas e jurídicas, o Abrigo, administrado pelas Irmãs Missionárias de Jesus Bom Samaritano, vinculadas à Arquidiocese de Belém, abriga 33 pessoas, cada uma com uma história de vida singular e também marcada por muitos desafios.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.