Exposições, eventos e ações

CIDADANIA: UMA PERSPECTIVA ATRAVÉS DA HISTÓRIA

A exposição organiza-se em módulos de acordo com a subdivisão do tema Cidadania, no período de 508 anos a. C. aos dias atuais, pelo historiador Alan Coelho.

Na sua concepção foi levado em consideração: a amplitude histórica do tema; as características físicas do espaço reservado à exposição no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará, implantado em uma edificação da primeira metade do século XX; o pouco tempo disponível à seleção de acervo referente ao Pará e a história do TRE - PA.

O processo de criação da exposição foi acompanhado pela equipe de técnicos do TRE - PA envolvida na implantação do Centro Cultural da Justiça Eleitoral, por meio de reuniões semanais onde as propostas desenvolvidas pelo museólogo e o historiador eram apresentadas e analisadas quanto ao seu conteúdo e forma.

O circuito expositivo é cronológico, ou seja, o visitante inicia a exposição pelo século VI a.C e termina no século XXI.

A exposição é constituída de:

  • Painéis contendo textos, ilustrados com fotografias e desenhos, distribuídos ao longo  do circuito expositivo. Na criação dos textos foi evitado o emprego de termos rebuscados. A busca por uma linguagem simples foi uma constante, visando a atingir ao público em geral que se constitui o foco do TRE - PA. Por este motivo, optou-se em alguns textos pela escolha de personagens de época para contar, na primeira pessoa do singular, a “história” da exposição. Assim sendo, os textos elaborados pelo historiador são apresentados como se fossem narrados por personagens da história mundial, nacional e paraense. Os termos mais rebuscados do texto são explicados em cartelas dispostas próximas ao texto, estimulando a curiosidade dos visitantes. Todas as fotografias que integram a exposição são de domínio público ou tiveram seu uso autorizado por seus autores, com os respectivos créditos assinalados;
  • Acervos do TRE-PA e de outros proprietários públicos e particulares tais como documentos oficiais, maquetes, medalhas, títulos de eleitor, urnas, mobiliário, recortes de jornal de época e outros. Como o Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará não é um museu, não há a obrigatoriedade de apresentação de acervo original, sendo a maioria das peças expostas réplicas de originais, utilizadas na ilustração do tema em foco na exposição. Nos museus, por trás de suas exposições de acervos originais há um contingente de profissionais encarregados da pesquisa, conservação e comunicação museológicas, ainda não disponíveis nos quadros do TRE – PA;
  • Pequenos cenários introduzidos no circuito expositivo para contextualizar épocas importantes da evolução da cidadania e história do TRE – PA. Devido a restrições de custo da exposição, optou-se pelo destaque das figuras humanas em duas dimensões em vez de utilizar manequins tridimensionais;
  • Objetos complementares criados para estimular a interação dos visitantes com a exposição “hand’s on” tais como lupas, cones, jogos, cartelas e outros;
  • Equipamentos de áudio e vídeo tais como televisor LCD, data-show, aparelhos de DVD, alto-falantes, computadores e outros, que se encontram relacionados adiante.

E X P O S I Ç Ã O 

Registros Fotográficos das Eleições 2022 no Pará

Abertura 23 de março de 2023

Visitação de março a maio, segunda a sexta, de 8h às 15h

Curadoria - Grupo Gestor do CCJE

A presente exposição surge como resultado do concurso realizado pelo Centro Cultural da Justiça Eleitoral com o objetivo de possibilitar que os próprios agentes dessa Justiça - servidores, estagiários, colaboradores etc - documentassem a dinâmica de realização das eleições nos mais diversos e remotos locais do nosso estado.

Já pela terceira vez o CCJE estimula esses registros fotográficos com o lançamento de um concurso e, pela segunda vez, ofereceu premiação graças à parceria e patrocínio do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal dos Estados do Pará e Amapá - SINDJUF-PA/AP.

Em 2022 o concurso teve 52 inscritos que participaram com 129 fotografias oriundas de todas as regiões do Pará. As três imagens premiadas são provenientes da 13ª Zona Eleitoral - Bragança, 21ª Zona Eleitoral - Alenquer e 38ª Zona Eleitoral - Oriximiná. A seleção das fotos foi realizada por profissionais convidados que atuam na área da fotografia. 

Por meio das imagens aqui apresentadas, conta-se um pouco dessa história e do trabalho dinâmico e pujante que envolve a realização das eleições, mostrando os vários aspectos dessa logística neste grande estado que é o Pará, com seus imensos desafios geográficos. 

Sejam muito bem-vindas e bem-vindos. Viajem conosco. 

Vale a pena olhar atentamente! 

Tribunal Regional Eleitoral do Pará

Desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior

Presidente e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral

Desembargador José Maria Teixeira do Rosário

Vice-Presidente e Corregedor 

Membros Efetivos

Juíza Federal Carina Cátia Bastos de Senna

Juiz de Direito Álvaro José Norat de Vasconcelos

Juiz de Direito Edmar Silva Pereira

Jurista Diogo Seixas Condurú

Jurista Rafael Fecury Nogueira

Diretora-Geral

Nathalie Christina de Oliveira Castro


Grupo Gestor do Centro Cultural da Justiça Eleitoral

Valena Laredo Mendonça Wanzeler

Carla Coutinho Ferreira 

José Valneci de Oliveira Soares Júnior 

Luciana Maria Alves de Souza 

Márcia Socorro Raiol de Moraes Nascimento 

Maria de Nazaré dos Santos Cardoso 

Patrícia Tereza de Araújo Costa Soares

  

Colaboradores

Luís Augusto Barbosa Quaresma - Historiador

Geysse Marcela de Sousa Ribeiro - Estagiária

Miller Lima de Mattos - Estagiário

Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará

Rua João Diogo, 254, Campina, Belém - Pará  CEP: 66015-902

ccje@tre-pa.jus.br - Tel.: 3346-8018/8031