Recadastramento biométrico em Peixe-Boi atinge 19% do eleitorado
Recadastramento biométrico em Peixe-Boi atinge 19% do eleitorado

Em outubro deste ano, durante as Eleições Municipais, o eleitor de Peixe-Boi, na região nordeste do Estado, passará a utilizar a urna eletrônica com leitor biométrico. E para isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realiza, de 08 de março a 01 de abril, o cadastro biométrico da população.
O serviço é oferecido no Cartório Eleitoral da 66ª Zona Eleitoral, localizado na Avenida João Gomes Pedrosa, s/nº, em Peixe-Boi, de 08h da manhã às 05h da tarde. O eleitor deve comparecer com o título de eleitor, documento oficial com foto (carteira de identidade, por exemplo) e comprovante de residência.
De acordo com Ricardo Ferreira Nunes, presidente do TRE-PA, na segunda-feira (12) foi registrado o maior número de atendimentos, até o momento. Foram cerca de 400 pessoas, distribuídas entre o alistamento eleitoral (06), a transferência de domicilio eleitoral (07) e o recadastro biométrico (394).
Desde 08 de março, quando começou o cadastro biométrico no município, a Justiça Eleitoral do Estado do Pará contabilizou 1.342 atendimentos até a tarde do dia 13, números que correspondem a 19,78% do eleitorado de Peixe-Boi, com 6.785 pessoas, hoje.
Audiência pública
Durante a abertura do recadastramento biométrico em Peixe-Boi, foi promovida uma audiência pública, conduzida pelo presidente do TRE-PA, desembargador Ricardo Nunes, no auditório do centro comunitário da cidade. Na ocasião, foram discutidos temas voltados ao uso da biometria na Justiça Eleitoral, como a importância da revisão, as mudanças no momento do voto e a segurança do pleito, entre outros.
O encontro contou com a participação da promotora eleitoral, Regina Luiza Taveira da Silva, da Prefeita de Peixe-Boi, Élia Jaques, do juiz eleitoral, José Maria Pereira Campos e Silva, e do chefe de cartório eleitoral, Antônio Ribeiro Burgos Neto.