TRE convoca eleitores de Peixe-Boi para recadastramento biométrico
TRE convoca eleitores de Peixe-Boi para recadastramento biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) começa, nesta quinta-feira, 08, a recadastrar, por meio da biometria, os eleitores do município de Peixe-Boi, nordeste paraense. Depois de Capanema, o município é o segundo a ter esta tecnologia disponibilizada à população. O sistema é considerado o método mais seguro de identificação, já que nesta nova forma são usadas impressões digitais durante a identificação do eleitor na hora de votar.
De acordo com o TRE, o recadastramento é obrigatório para todos que possuem títulos, inclusive, para jovens com idade entre 16 a 18 anos. Quem não realizar a atualização para o novo sistema, terá o seu título cancelado, ficando impossibilitado de votar nas próximas eleições, além de não poder tirar passaporte, carteira de Identidade, inscrever-se em concurso público, entre outras sanções.
O prazo final para a revisão biométrica em Peixe-Boi é até 1º de abril. O atendimento será feito no Cartório Eleitoral da 66ª Zona Eleitoral, localizado na Avenida João Gomes Pedrosa, de segunda a sábado, das 8h às 17h.
O eleitor deverá comparecer portando, além do título de eleitor (se houver), carteira de identidade original ou outro documento de identificação oficial e comprovante de residência. Para os homens maiores de 18 anos também será necessário comprovante de alistamento militar. No local, 13 servidores da justiça eleitoral farão a fotografia e a coleta de dados biométricos (impressões digitais), que servirão como a assinatura digital do eleitor na hora da votação.
Ainda na quinta-feira, o presidente do TRE-PA, desembargador Ricardo Nunes, fará uma visita à Peixe-Boi, para reforçar, por meio de uma audiência pública, junto à prefeitura, câmara de vereadores, órgãos de segurança pública, promotores, juízes e comunidade em geral, a importância do recadastramento biométrico. Também uma grande ação de divulgação, como faixas, cartazes, folders e carro-som está sendo organizada para que o eleitor compareça ao cartório.
O recadastramento biométrico segue uma programação nacional estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para todos os TREs do Brasil.