Programa Eleitor do Futuro chega ao Centro Socioeducativo Masculino
Programa Eleitor do Futuro chega ao Centro Socioeducativo Masculino

Na última quarta-feira (05), uma equipe de técnicos da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pa) visitou o Centro Socioeducativo Masculino (CESEM), no bairro do Sideral, em Belém, para falar sobre o Programa Eleitor do Futuro.
O Programa tem como objetivo levar para crianças, adolescentes e jovens informações acerca dos direitos, deveres e garantias do cidadão como protagonista do processo de votação.
Ângela Ferrão, Técnica Judiciária da EJE, falou sobre a importância de fomentar o Programa Eleitor do Futuro. “O nosso voto tem muita a ver com a gente, com a nossa cidade, com o nosso estado porque nós que votamos. E estamos aqui para conscientizar os adolescentes que eles precisam ter noções de qual político pode trazer melhorias para a comunidade deles, políticas públicas nas áreas de educação, saneamento, emprego. Votar eticamente correto. Eles são os eleitores do futuro”, ressaltou.
Caio, de 16 anos, é do município de Altamira, mas está há 5 meses cumprindo medida socioeducativa, em Belém. Ele assistiu a palestra e gostou da iniciativa. Ano que vem pretende exercer a cidadania e votar. “Foi bom aprender sobre eleições porque a gente tem que saber em quem confiar. Com o meu voto, eu espero melhorar o Brasil, com mais emprego e desenvolvimento", disse o adolescente.
Alessandre, de 17 anos, vai ser pai e disse que a partir de agora deseja outro futuro. "A pessoa tem que saber votar. Se votar por dinheiro, não adianta. Tem que ter consciência para votar. Eu quero aprender mais e mudar de vida. Quero trabalhar porque vou ser pai”, revelou.
Durante a dinâmica, os adolescentes tiveram a oportunidade de participar de um processo de votação. Uma urna foi levada para o Centro. Eles deveriam votar dentre as opções educação, emprego e saúde, sobre o que achavam mais importante um gestor público desenvolver como prioridade de política pública. A opção emprego, foi a mais votada.
A Gestora do CESEM, Anne Sousa, disse que os adolescentes estavam ansiosos para aprender mais sobre cidadania. "Foi de estrema importância a presença da Escola Judiciária aqui. Eles precisam saber qual o papel deles no futuro. Acredito que eles sairão daqui entendendo a importância do voto", destacou a gestora.
A Escola Judiciária Eleitoral do TRE do Pará contou com o apoio da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) para realizar esta ação do Programa Eleitor do Futuro.