Oficina de fotografia mobile é destaque na programação do Circular no CCJE
Denominada "Cidades Invisíveis", a oficina, destinada a maiores de 15 anos, é gratuita. As inscrições vão até 31 de julho e são limitadas às 20 primeiras vagas.

O Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE-PA) vai abrir às portas no próximo domingo, 03 de agosto, das 8h às 14h, para receber a 57ª edição do Circular Campina Cidade Velha. O evento oferece programação rica em cultura, história e arte, com atividades para diversos públicos. A participação do CCJE no projeto faz parte do calendário cultural do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), reforçando o seu compromisso com a promoção da cultura regional e do diálogo com a sociedade.
Fotografia mobile - No CCJE, um dos destaques da programação é a oficina "Cidades Invisíveis – Fotografia Mobile", que será ministrada pelo fotógrafo Adan Costa. Gratuito, o curso prático sobre a arte de fotografar por meio de dispositivos móveis, como o celular, é destinado a maiores de 15 anos de idade. As inscrições, através do link, podem ser realizadas até o próximo dia 31 de julho. As vagas são limitadas aos 20 primeiros inscritos. A oficina ocorrerá no domingo, 03, das 9h às 12h.
História eleitoral - Além da oficina, o CCJE oferecerá uma série de atrações para os visitantes, incluindo a exposição “O Alvorecer da Justiça Eleitoral no Pará (1932–1937)”. Por meio de documentos históricos, fotografias e objetos antigos, a mostra faz um panorama da instalação e desafios iniciais enfrentados pela instituição que é fundamental para a democracia. Uma oportunidade para compreender as origens e a evolução do processo eleitoral paraense, mergulhando na história dos primeiros cinco anos da Justiça Eleitoral no estado.
Inclusão cultural - A programação também inclui a exibição dos guias bilíngues do projeto "Originários: sua língua, seu voto, sua representatividade". Reforçando o compromisso com a inclusão cultural, no espaço multimídia do CCJE, os visitantes terão acesso ao material produzido pelo TRE do Pará para facilitar a compreensão do processo eleitoral e dos direitos de cidadania dos povos indígenas em suas línguas maternas. Atualmente, as cartilhas e os vídeos estão disponíveis nas línguas Mebêngokrê, Nheengatu, Wai-Wai, Munduruku e Tenetehara.
Pré-lançamento - O público do Circular, que comparecer ao CCJE, vai prestigiar também o pré-lançamento da exposição “Imaginários de um Norte”. O trabalho, da paraense Karina Martins, apresenta obras visuais que exploram as múltiplas identidades amazônicas. O projeto está entre os selecionados no edital de pautas culturais 2025, que farão parte da programação deste ano no espaço cultural do TRE do Pará. Além disso, valorizando a economia criativa local, durante o Circular no CCJE, a venda de café da manhã ficará por conta do Ateliê Adriana Guedes.
Projeto Circular - Implantado em 2013, o Circular Campina Cidade Velha inclui uma rede de parceiros atuantes nas áreas de arte e cultura dentro do Centro Histórico de Belém e em seu entorno. O objetivo do projeto é a revalorização da área histórica da capital paraense, incentivando a melhor apropriação e utilização das estruturas e edificações localizadas nos bairros Campina e Cidade Velha, dois marcos na fundação da cidade de Belém.
Serviço - 57ª edição do Circular Campina Cidade Velha, no CCJE.
Data: domingo, 03 de agosto de 2025.
Horário: 8h às 14h.
Local: Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE)
Endereço: Rua João Diogo, 254, bairro da Campina, Belém do Pará.
Texto: Elissandra Batista, Ascom TRE do Pará.
Imagem: CCJE.