Medalha do Mérito Eleitoral homenageou pessoas e instituições que contribuíram com a Justiça Eleitoral do Pará
A honraria foi entregue em sessão solene realizada na segunda-feira (06).

Foi realizada na tarde da segunda-feira (06) no Museu do Estado do Pará, sediado no Palácio Lauro Sodré, localizado no bairro da Cidade Velha, em Belém, a sessão solene de outorga da Medalha do Mérito Eleitoral a juristas, colaboradoras e colaboradores, servidoras e servidores do TRE do Pará.
Instituída no ano de 2005, nas comemorações do 60° aniversário de reinstalação da Justiça Eleitoral no estado, a medalha é tradicionalmente entregue aos que, de alguma forma, prestaram relevantes serviços ao Judiciário Eleitoral do Pará.
Compareceram à cerimônia as agraciadas e os agraciados com a condecoração, além de familiares, autoridades militares, civis, o diretor geral do TRE do Pará, Felipe Brito, as gestoras e os gestores do Regional.
A solenidade foi presidida pela desembargadora-presidente, Luzia Nadja Guimarães Nascimento, e a mesa oficial foi composta pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, acompanhados de algumas (alguns) das juízas e juízes que compõem a Corte Eleitoral do Pará: o juiz Edmar Silva Pereira, a juíza federal Carina Senna, o juiz Rafael Fecury e o juiz Diogo Condurú.
A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela cantora lírica, Márcia Aliverti, acompanhada ao piano pelo maestro Tinoco Costa. Após o hino, a Bandeira Nacional foi solenemente entronizada pelo tenente Mazé em marcha acompanhada pela Banda de Música e Sinfônica da Polícia Militar do Estado do Pará.
No discurso às agraciadas (os), a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento contou um pouco sobre a missão desempenhada pela Justiça Eleitoral no estado, a qual é responsável pelo "mais solene momento da soberania popular e onde, de fato, todas e todos têm o mesmo poder de escolha, transformação e esperança: o poder do voto", expressou.
"É com muita alegria que conferimos hoje àquelas e àqueles que contribuíram para manter o ideal da real democracia em nosso país, e a quem o TRE do Pará respeita, reconhece e homenageia", finalizou a presidente.
Classes homenageadas
As pessoas e instituições que serão agraciadas com a honraria são eleitas por um conselho tutelar composto pela Corte Eleitoral e presidida pela desembargadora-presidente, intitulada como chanceler e grão-mestre da Medalha.
A secretaria do conselho é exercida por até três servidoras (es), sob o comando do diretor geral do Tribunal.
A classe jurista integra as (os) magistradas (os), membros do Ministério Público, advogadas (os) e bacharéis em Direito, cuja dignidade no exercício da função junto à Justiça Eleitoral os credencia ao reconhecimento da Corte e da sociedade. Receberam a honraria as seguintes pessoas e instituições:
Ministro Luiz Edson Fachin | Vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral
Deputado estadual Francisco das Chagas Silva Melo Filho (Chicão) | presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará
General de Exército João Chalella Júnior | Comandante Militar do Norte
Major brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros | Comandante do I Comar
Desembargadora Graziela Leite Colares | presidente do Tribunal Regional do Trabalho - 8ª Região
Procurador César Bechara Nader Mattar Júnior | Procurador geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará
Conselheira Maria de Lourdes Lima de Oliveira | presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará
Conselheira Mara Lúcia Barbalho da Cruz | presidente do Tribunal de Contas dos Munícipios do Estado do Pará
Juíza federal Carina Cátia Bastos de Senna | Membro da Corte Eleitoral
Rafael Fecury Nogueira | Jurista e Membro da Corte Eleitoral
Juíza Adriana Divina da Costa Tristão | juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Pará
Juiz eleitoral Roberto Botelho Coelho
Walter Resende de Almeida | delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Pará
Jader Kahwage David | advogado e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Pela classe colaborador (a), podem receber a medalha as autoridades, personalidades e/ ou instituições que contribuíram para a melhoria dos serviços da Justiça Eleitoral. A presidente e o corregedor regional eleitoral conferiram o prêmio às seguintes pessoas / instituições:
Hanna Sampaio Ghassan | secretária de Estado de Planejamento e Administração do Estado do Pará
Maria da Glória Boulhosa Caputo | superintendente da Fundação Carlos Gomes
Sipriano Ferraz Santos Júnior | secretário Adjunto de Gestão de Políticas de Saúde da SESPA
Oscar Ferreira da Rocha | mesário mais antigo em atividade (81 anos)
Maria de Fátima Teixeira Marques | diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ney Braga da Vila Nova, na zona rural do Município de Tomé-Açu
Deusa Maria Queiroz da Silva | colaboradora terceirizada do TRE do Pará
Gláucia Gouveia Arantes dos Reis | colaboradora terceirizada do TRE do Pará
A classe servidor (a) inclui as (os) integrantes ativos e inativos do quadro da Justiça Eleitoral do Pará que colaboraram no andamento e qualidade do serviço da Justiça. Receberam a honraria das mãos da presidente e do corregedor regional eleitoral, as (os) seguintes servidoras (es):
Clara Regina Nery Nascimento
Simone Lopes de Matos
Ellen Lima Ivo
Miguel Chicre Bitar de Moraes
Sérgio Henrique Pacheco
Osvaldo Pereira Lisboa (servidor requisitado)
Rui Gomes Kahwage (servidor aposentado)
Marcelo José Pereira Carvalho (in memorian), representado pela senhora Márcia Carvalho.
Texto: Rodrigo Silva/ Ascom TRE do Pará.
Foto: Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará.