Sessão administrativa faz homenagem aos 77 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral no Pará
Na ocasião, foi lançado o selo personalizado e descerrada a placa comemorativa em alusão às datas comemorativas da Justiça Eleitoral.

Os 77 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral no Pará e os 90 anos de implantação no Brasil foram celebrados durante a sessão ordinária administrativa conduzida, na manhã desta terça-feira (7), pela presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento.
Na ocasião, foi lançado o selo personalizado alusivo à data, produzido pelos Correios, e que fará parte do acervo iconográfico, bibliográfico e histórico desta empresa pública e do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará. Também foi descerrada a placa comemorativa em alusão às datas comemorativas da Justiça Eleitoral pela presidente do Tribunal; pelo desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, vice-presidente e corregedor do Tribunal, e pelo servidor Osmar Costa.
O selo personalizado é uma peça filatélica que foi obliterada pelos membros da Corte Eleitoral presentes na sessão: juiz eleitoral Álvaro José Norat de Vasconcelos; juíza eleitoral Carina Cátia Bastos de Senna; juiz eleitoral Diogo Seixas Condurú; juiz substituto Rafael Fecury Nogueira; procurador regional eleitoral José Augusto Torres Potiguar, e pelo diretor-geral do TRE, Felipe Brito. Todas e todos receberam uma réplica com o selo representado e um pencard do Livro de Jurisprudência com as decisões da Corte Eleitoral no período de 2011 a 2021.
A presidente do TRE destacou que, em face da dimensão histórica da Justiça especializada e com o intuito de tornar pública a dimensão do Tribunal, “assinei na data de hoje a portaria nº 21198/ 2022, a qual dispõe sobre a expedição de selo comemorativo pelos 90 anos da Justiça Eleitoral no Brasil e 77 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral no Pará, em 06/06/1945”, ressaltou.
A secretária judiciária, Mayra Cavalcante, informou no texto de apresentação do selo que ele irá “compor coleções de filatelistas de todo o mundo, perpetuando para as futuras gerações todos os fatos merecedores de registro histórico, além disso, o selo lançado hoje divulgará para o mundo um pouco mais sobre a história da Justiça Eleitoral no Pará e no Brasil”, disse.
Antes de encerrar a sessão, a presidente fez um pequeno histórico sobre os 90 anos da Justiça Eleitoral no Brasil e os 77 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral no Pará. “Hoje desempenhamos muitas atividades e somos um espaço importante de discussões e debates. Além disso, temos um desafio a ser enfrentado que é contribuir para que a sociedade possa ter discernimento do que é uma informação verdadeira e o que é uma não verdadeira, para que possa, depois de fazer essa análise, tirar suas conclusões”, avaliou.
Além dos membros da Corte Eleitoral e do diretor-geral do Tribunal, Felipe Brito, a sessão contou com a presença do superintendente dos Correios no Pará, Cristiano Barata Morbach, secretárias (os) do TRE do Pará, coordenadoras (es), advogadas (os), servidoras (es), colaboradoras (es) e estagiárias (os).
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Foto: Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará.