Iniciada a primeira etapa do atendimento descentralizado
Nessa fase, os atendimentos estão disponíveis nas Centrais de Atendimento de Ananindeua, Belém, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Santarém, além das Zonas Eleitorais de Belém-Icoaraci (30ª ZE), Breves (15ª ZE) e Itaituba (34ª ZE).

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) deu início, nesta segunda-feira (18), à primeira etapa do atendimento descentralizado, permitindo que o eleitorado utilize os serviços nos cartórios eleitorais, postos e nas centrais de atendimento sem precisar se deslocar até sua zona eleitoral de origem, onde ele tem inscrição.
Nessa primeira etapa, os atendimentos estão disponíveis nas Centrais de Atendimento de Ananindeua, Belém, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Santarém, além das Zonas Eleitorais de Belém-Icoaraci (30ª ZE), Breves (15ª ZE) e Itaituba (34ª ZE).
Dessa forma, a eleitora e o eleitor com domicílio no Pará, poderá fazer os procedimentos do seu título em qualquer unidade de atendimento eleitoral do estado, não importa o município. Isso inclui:
- Alistamento: para quem vai tirar o título pela primeira vez.
- Revisão: para atualizar seus dados ou regularizar sua situação.
- Transferência: para mudar seu título de uma cidade para outra dentro do estado.
- Segunda via: caso você tenha perdido ou precise de uma nova via do seu título.
Atenção: O eleitor somente poderá requerer atendimento fora de seu domicílio eleitoral se preencher os requisitos previstos nas normas que tratam do Cadastro Eleitoral, notadamente quitação eleitoral e comprovação de domicílio no município para o qual deseja alistamento, transferência ou revisão.
Para ser atendido, é necessário apresentar documento oficial com foto ou a certidão de nascimento, junto com um comprovante de residência.
A segunda etapa, prevista para 17 de novembro de 2025, abrangerá todas as demais zonas eleitorais do estado, incluindo os postos de atendimento permanentes, garantindo que todos os eleitores do Pará tenham acesso facilitado aos serviços da Justiça Eleitoral.
Com essa medida, o TRE do Pará reforça seu compromisso de ampliar a eficiência, a transparência e a acessibilidade nos atendimentos ao eleitorado em todo o estado.
Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.
Imagem: Elaynia Ono / Ascom TRE do Pará.