Sustentabilidade na Gestão Pública é tema de palestra e capacitação no TRE do Pará

Com duração de três dias e a participação de 30 servidoras (es) e colaboradoras (es), a capacitação é focada em elevar o conhecimento dos gestores acerca da aplicabilidade das Resoluções do CNJ.

Com duração de três dias e a participação de 30 servidoras (es) e colaboradoras (es), a capacita...

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realizou, na manhã desta quarta-feira (04), a palestra inaugural da capacitação "Gestão Sustentável: Governança, Estratégias e Contratações Públicas". Com o tema "Sustentabilidade na Gestão Pública", a palestra foi ministrada por Ketlin Feitosa, professora, doutoranda e mestre em Gestão Pública e Sustentabilidade, com experiência no tema há 30 anos.

O evento foi promovido pela Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Codes) e apoio da Assessoria de Cerimonial (Ascer), e contou com a presença de servidoras (es), colaboradoras (es) e estagiárias (os) do Tribunal.

A diretora-geral, em exercício, Rosiane Martinelli, fez a abertura do evento. Ela agradeceu a participação de todos. "Especialmente dos nossos colegas das Zonas Eleitorais (ZE), que estão presentes de forma online, porque não se consegue falar de sustentabilidade se esse assunto não chegar primeiro naqueles que estão na ponta, justamente as pessoas das Zonas Eleitorais", disse.

A diretora-geral, em exercício, destacou ainda que o curso terá um desdobramento para além do Tribunal. "Estamos aqui reunidos para conhecer melhor as metas e indicadores do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Mas não apenas isso, também para adquirir conhecimentos que serão usados no nosso dia a dia. Por isso, quero agradecer por essa iniciativa à Seplan e à Seção de Gestão da Sustentabilidade Ambiental e Social Núcleo de Sustentabilidade (SGS), na pessoa da Lísia Dias, que é quem fala de sustentabilidade aqui no Tribunal", ressaltou.

A secretária de Planejamento, Elaine Santana, também deu as boas-vindas aos presentes, detalhando a escolha da capacitação. "Esse curso tinha sido pensado muito por conta das dificuldades que envolvem a premiação do CNJ sobre as metas do IDS (Índice de Desenvolvimento Sustentável), mas percebemos que essa questão da sustentabilidade envolve algo muito mais profundo, maior, porque envolve uma construção a longo prazo, e com outras questões, como as nossas contratações, já que existe uma necessidade de conhecermos melhor as resoluções e as metas para entendermos a complexidade desse tema", disse.

Em seguida, teve início a palestra inaugural com a doutoranda e mestre em Gestão Pública pelo Instituto de Direito Público, Ketlin Feitosa, especialista em Gestão Pública e Sustentabilidade há 30 anos; graduada em Direito, com MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais e pós-graduada em Gestão Sustentável. Ela é diretora de Relações Corporativas da Ambipar, pioneira em soluções ambientais, e ex-assessora-chefe de Sustentabilidade do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Sustentabilidade

A palestrante iniciou apresentando um cenário mundial frente às principais mudanças climáticas vivenciadas na atualidade. "Estamos tentando administrar o caos no mundo", resumiu.

Ela comentou ainda a respeito da COP 30 realizada, no mês de novembro do ano passado, em Belém. "Vimos naquele momento o quanto é difícil negociar diante desse cenário caótico, onde os interesses comerciais superam as necessidades básicas da população", enfatizou.

A especialista pontuou também que o caminho para o enfrentamento desse caos é a sustentabilidade. "Para que cada um possa fazer a sua parte", afirmou ela, detalhando o conceito de sustentabilidade.

Em seguida, para reforçar a dimensão do termo "sustentabilidade", a palestrante destacou os vários tipos existentes, como a sustentabilidade social, a política e a previdenciária, entre outros. "A sustentabilidade é multidimensional, por isso é preciso ter esse olhar multifacetado para ela", avaliou.

Ao final da palestra a professora enfatizou que a finalidade do evento "foi trazer a percepção e o sentimento para a mudança, que está dentro de cada um de nós", finalizou.

Capacitação

Após a palestra inaugural teve início a capacitação, com duração de três dias e a participação de 30 servidoras (es) e colaboradoras (es), focada em elevar o conhecimento dos gestores acerca da aplicabilidade das Resoluções do CNJ número 347/21 e 400/21 e suas atualizações, que tratam de Políticas de Sustentabilidade, de Governança e de Gestão das Contratações, à luz da Nova Lei de Licitações e do Plano de Descarbonização do Poder Judiciário.

 

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

Fotos: Elaynia Ono / Ascom TRE do Pará.

 

 

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-PA utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.