Juiz da Corte Eleitoral do Pará, Marcus Alan de Melo Gomes, é o novo presidente do Codeje
O magistrado foi escolhido durante assembleia geral na manhã desta sexta-feira (06/02).

O membro da Corte Eleitoral do Pará, juiz Marcus Alan de Melo Gomes, foi eleito novo presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje). A escolha ocorreu na manhã desta sexta-feira (06/02), durante a assembleia geral do colegiado.
Com a eleição, o magistrado vai integrar a Comissão Executiva do Codeje pelo mandato de dois anos. Em setembro de 2024, ele já havia sido eleito para ocupar a vice-presidência do Colégio.
Na assembleia, também foram eleitos: a vice-presidente, Kelly Gaspar (TRE/MS), a secretária-geral, Isabella Rossi Naumann Chaves (TRE/ES) e os membros: do Centro-Oeste, Welder Queiroz Dos Santos (TRE/MT); do Norte, Liliane Cardoso (TRE/RR); do Sudeste, Renato De Andrade Siqueira (TRE/SP); do Sul, Sergio Francisco Carlos Graziano Sobrinho (TRE/SC) e do Nordeste, Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires (TRE/PB).
Marcus Alan de Melo Gomes é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (Ufpa), doutor em Direito pela PUC/SP e professor pesquisador da Ufpa. Ingressou na magistratura em 1996 e, atualmente, é juiz de direito da 9ª Vara Criminal de Belém e membro da Corte Eleitoral do Pará. Em janeiro deste ano, o magistrado foi reconduzido do para mais um biênio como membro da Corte.
Codeje
Além de representar as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJE’s), faz parte das missões do Codeje trabalhar para a integração e o aperfeiçoamento das escolas, promovendo o intercâmbio e a permanente troca de experiências funcionais e administrativas.
O Colégio atua ainda para o desenvolvimento de ações que incentivem o interesse pelo estudo, pesquisa e produção científica no âmbito da Justiça Eleitoral. Também estabelece critérios e a uniformização nos procedimentos das Escolas Judiciárias, respeitando sempre a autonomia e peculiaridades de cada região.
De acordo com o estatuto do Codeje, a comissão executiva do Colégio é constituída por presidente, vice-presidente, secretário geral e mais seis membros, eleitos pela assembleia geral, para um mandato de dois anos, permitida uma recondução, observado o período do mandato na EJE do respectivo Tribunal Eleitoral dos integrantes.
Início
Fundada em 2013, a entidade tem sede localizada em Recife, capital do estado de Pernambuco. De âmbito nacional e sem fins lucrativos, é composta pelos Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs).
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Imagem: Ascom TRE do Pará.

