Presidente do TRE do Pará é homenageada com Medalha Serzedello Corrêa
A desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento foi condecorada com a mais alta distinção concedida pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará.

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) concedeu, na manhã desta sexta-feira (11), a Medalha Serzedello Corrêa para a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento. Na ocasião, o médico e doutor em Ciências Biológicas, Habib Fraiha Neto, também foi condecorado. A cerimônia ocorreu no Plenário Conselheiro Emílio Martins, no prédio-sede do Tribunal de Contas e contou com a presença dos Conselheiros do Tribunal.
A Mesa da solenidade presidida pela conselheira presidente do TCE-PA, Lourdes Lima; pela presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; pelo desembargador Luiz Neto, representando o Tribunal de Justiça do Estado Pará (TJPA); pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), desembargadora Graziela Leite Colares, e pelo procurador-geral de Contas do Estado do Pará, Patrick Bezerra Mesquita.
Também estiveram presentes na cerimônia, o vice-presidente do TRE do Pará, desembargador corregedor, Leonam Gondim da Cruz Júnior; os juízes eleitorais da Corte Eleitoral do Pará, Edmar Pereira, Rafael Fecury e Rosa Navegantes; a vice-presidente do TCE Pará, Rosa Egídia Crispino; e o sub-corregedor-geral do Ministério Público do Estado, Manoel Santino, entre outros.
A Medalha Serzedello Corrêa é a mais alta distinção concedida pelo Tribunal de Contas e se destina a personalidades públicas que prestaram serviços relevantes ao engrandecimento do controle externo e ao estado do Pará. Este ano, a condecoração integra as comemorações pelos 75 anos do TCE Pará.
Ao receber a homenagem, a desembargadora comentou e agradeceu. “Sinto-me honrada em receber esta medalha que homenageia Inocêncio Serzedello Corrêa, um grande administrador público, homem que possuía raro sentimento do bem comum, inquestionável competência, retidão, espírito combativo contra a corrupção e outras transgressões à lei”, disse.
Destacou ainda que o trabalho desenvolvido por Serzedello Corrêa deve ser seguido ainda nos dias de hoje. “Cabe a nós, administradores públicos, modelar novos formatos para requalificar e compreender o que vem a ser serviço público. É uma grande oportunidade. Mas é imprescindível priorizar o que há de mais importante: o ser humano. Procurei no TRE criar um espaço criativo e de diálogo para solução dos problemas da gestão pública, de forma colaborativa e democrática”, ressaltou, citando alguns de seus projeto à frente do TRE, como o Programa Eleitor do Futuro, o Programa Te liga, Jovem! e a Escola de Formação Política, entre outros.
Sobre a desembargadora, a conselheira presidente do TCE-PA destacou. “Recebemos a honra de fazer o discurso em homenagem ao reconhecimento da trajetória exitosa de nossa querida amiga, a sua excelência, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, e atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Esta condecoração foi proposta pelo nosso conselheiro Odilon Teixeira, ao qual parabenizamos pelo gesto nobre”.
A conselheira lembrou ainda que “é notório, que desde que assumiu a pasta principal do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, no dia 22 de janeiro de 2021, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento vem fortalecendo a instituição, a partir da consciência do seu papel como servidora pública, sempre à disposição para o diálogo e incentivando a participação das mulheres na política, com o olhar voltado às minorias” completou.
Breve currículo
A desembargadora Nadja Guimarães Nascimento tem quase 40 anos de carreira no Poder Judiciário. Foi nomeada para o cargo de promotora de Justiça de 1ª entrância em 1983. Ascendeu pelo critério de antiguidade para o cargo de Procuradora de Justiça em 1996. Ingressou no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) em 2003, oriunda do Ministério Público do Estado do Pará, para ocupar o cargo de desembargadora. Exerceu o cargo de presidente do TJPA no biênio 2013-2015, de diretora da Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará no biênio 2015/2017, integrando como substituta o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do PA) de 2015 a 2019. Em 2021, assumiu a presidência do TRE do Pará, onde esteve à frente de duas eleições suplementares, uma no município de Goianésia do Pará e outra em Tomé-Açu, além de presidir as Eleições Gerais 2022 no Pará.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará
Fotos: João Pedro Bittencourt / Ascom TRE do Pará