TRE do Pará recebe observadores eleitorais durante a preparação das urnas eletrônicas para as Eleições 2022
A comitiva acompanhou a carga das urnas eletrônicas e observou todos os procedimentos no depósito de urnas do Regional.

A comitiva de observadores eleitorais da Transparência Eleitoral Nacional esteve no Depósito de Urnas, em Ananindeua, na manhã da terça-feira, dia 20, para acompanhar os procedimentos da preparação e lacre das urnas eletrônicas que serão usadas nas Eleições 2022 em todo o estado.
As autoridades da 1ª Zona Eleitoral (Belém) juíza Andréa Ferreira Bispo, o promotor eleitoral, Marco Aurélio do Nascimento, e a chefe de cartório, Maíra Domingues, receberam a equipe de observadoras (es).
As (os) observadoras (es) são pessoas voluntárias inscritas e credenciadas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para exercer a função de observação do processo eleitoral. A iniciativa do TSE foi regulamentada pela Resolução nº 23.678/2021 e realizada como projeto-piloto nas Eleições 2020.
Integram a equipe de observadoras (es) Erika Carvalho, Laís Guimarães, Michel Nunes, Helton Pimenta e André Buna.
A Transparência Eleitoral Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo monitorar a qualidade democrática em vários países e em âmbito nacional. A entidade não tem o intuito de fiscalizar, e sim de observar o trabalho de preparação das eleições, o dia do pleito e o pós-eleição, a partir da coleta e análise de dados de maneira ética, imparcial, transparente e profissional.
Texto: Rodrigo Silva e Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.