Encontro discute a criação de Plano Integrado das Eleições para a Região Norte
Além do Pará, que sediou o encontro, estiveram presentes representantes dos TRE's do Amapá, Acre, Amazonas e Roraima, além de outros observadores de outros tribunais, como o Paraná.

Dentro da programação do Plano Integrado das Eleições (PIE 2026) teve início, na última sexta-feira (29), o Encontro de Planejamento Eleitoral da Região Norte, que seguiu até o sábado (30). O objetivo foi discutir a possibilidade da criação de um Plano Regional Eleitoral envolvendo os Tribunais Regionais Eleitorais da região Norte.
Além do Pará, que sediou o encontro, estiveram presentes representantes dos TRE's do Amapá, Acre, Amazonas e Roraima, além de observadores de outros tribunais, com Paraná.
O encontro, uma novidade na programação do PIE, contou com a presença da secretária de Planejamento, Elaine Santana; do chefe da Seção de Planejamento de Eleições, Breno Martins; da chefe Núcleo de Apoio ao Laboratório de Inovação, Daniela Sabarim, e do coordenador de Estratégia e Planejamento de Eleições do TRE do Pará, Sandro Borges, que explicou um pouco sobre o trabalho do grupo. "Na sexta-feira, definimos alguns parâmetros para a construção de um processo eleitoral uniforme", disse.
Já na reunião de sábado, o coordenador ressaltou que foram elencados alguns dos benefícios que podem ser alcançados com a criação de um Plano Integrado das Eleições da Região Norte, como o compartilhamento de ações, dúvidas e soluções; o fortalecimento da área de planejamento de eleições; estrutura de macroprocesso e processos de eleição; formatação de contrações e melhoria nas prestações dos serviços; compartilhamento de materiais, entre outros.
Durante o Encontro, também foram discutidas ações para evitar sobreposição de esforços, como o mapeamento do nível atual da maturidade do planejamento eleitoral de cada regional; a definição da cadeia de valor e macroprocessos de eleição; a definição de uma metodologia básica comum e o compartilhamento de soluções de acompanhamento dos planos.
De acordo com Sandro Borges, o documento final construído durante a reunião será apresentado aos presidentes dos respectivos tribunais participantes e, no caso de aceite, será assinado um Termo de Cooperação.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Elaynia Ono / Ascom TRE do Pará.