TRE do Pará no FestLabs 2025
Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o 5° FestLabs será realizado em Belém, entre os dias 03 e 06 de setembro, com palestras, workshops, oficinas, desafios criativos, gamificação, corrida e plantio de árvores.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) participa da quinta edição do maior evento de Laboratórios de Inovação do Brasil. O FestLabs 2025 será realizado no período de 03 a 06 de setembro, em Belém, reunindo mais de 600 pessoas incluindo magistrados, servidores do Judiciário e interessados em promover a cultura da inovação, da criatividade e da tecnologia em busca de soluções em rede.
Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento vai oferecer palestras, workshops, oficinas, desafios criativos, gamificação, corrida e plantio de árvores. Com a maioria das atividades centrada na Escola Judicial do Pará (EJPA), localizada na rua Antônio Barreto, no bairro do Umarizal, haverá ainda oficina na Ilha do Combu, corrida e caminhada na UFPA.
Apresentações TRE do Pará
Entre as instituições que compõem a organização do evento, o TRE do Pará também leva diversas ações para a programação, com as apresentações de gestores que vão integrar e trocar experiências, compartilhando temáticas necessárias nos seguintes dias e horários, na EJPA:
04.09
- 11h20 - "Quem se importa, simplifica! Linguagem Simples: a inovação que depende de você" - palestra com a secretária de Administração, Hérika Sodré.
- 14h00 - “Inovando e Planejando com histórias - Storytelling aplicado a oficinas de planejamento e inovação” - oficina com o coordenador de Estratégia e Planejamento de Eleições do TRE do Pará, Sandro Borges.
05.09
- 15h20 - "Inspirar e Ir Além: A jornada de soluções de IA Generativa no TRE do Pará" - palestra com o secretário de Tecnologia e Informação, Felipe Brito.
- 16h50 - “Organização e Governança do Laboratório de Inovação do TRE do Pará - pitch com a chefe do Núcleo de Apoio ao Laboratório de Inovação do TRE do Pará, Daniela Sabarim.
Evento Neutro: meio ambiente e sustentabilidade
Além de temas e iniciativas importantes para a inovação no atendimento ao público, que usa diretamente os serviços do Poder Judiciário, o FestLabs será permeado por questões relacionadas ao meio ambiente, à sustentabilidade, à economia e à sociedade de modo geral, seguindo os critérios do Selo Evento Neutro.
De acordo com a chefe do Núcleo de Apoio ao Laboratório de Inovação do TRE do Pará, Daniela Sabarim, um dos destaques será a instalação de totem para que os participantes registrem o consumo de energia elétrica e água, além dos dados de deslocamento como o meio de transporte utilizado. Todo o consumo envolvendo a produção do evento também será contabilizado.
“As informações serão contabilizadas para calcular a emissão de gases de efeito estufa durante o FestLabs e, consequentemente, as ações de mitigação que serão necessárias. Essa iniciativa faz parte do projeto Carbono Zero, que é uma determinação do CNJ e está entre as prioridades da gestão 2025-2027 do TRE do Pará, que busca descarbonizar as ações do Tribunal como um todo", informa Daniela Sabarim.
A gestora também reforça que o projeto Carbono Zero no FestLabs concorre à Meta 9 do CNJ, que visa promover o trabalho em rede e a cultura da inovação. "Através da parceria entre os laboratórios de inovação do TRE do Pará, TJPA, TRT8, TRF1 e Seção Judiciária do Pará, que fazem parte da organização do festival, estamos trabalhando no processo de descarbonização do evento, de forma coletiva e colaborativa", destaca Daniela.
Plantio de árvores e crédito de carbono
Nesse sentido, outro ponto importante da programação será marcado pelo plantio simbólico de mudas de árvores, no campus da UFPA, onde também vai acontecer a corrida de encerramento do festival, no dia 06.
"Na UFPA, o plantio será simbólico. Mas a organização do evento contratou uma empresa que, posteriormente, vai plantar as árvores em uma área de reflorestamento no município de Redenção, no sul do Pará", explica Daniela Sabarim.
Além disso, como o plantio de árvores não permite uma quantificação exata da descarbonização, o projeto inclui a compra de créditos de carbono para, de fato, compensar os gases de efeito estufa emitidos pelo FestLab.
A aquisição será feita por meio de empresa especializada que repassará o valor ao projeto socioambiental Camiranga. No município de São Miguel do Guamá, no nordeste do estado, a iniciativa social vai garantir a manutenção de árvores do seu plantio por no mínimo 20 anos, após a fase adulta.
Oficina na Ilha do Combu
A programação também inclui uma oficina que será realizada na Ilha do Combu, na região insular de Belém, no dia 04, somente para os participantes que se inscreverem nas 50 vagas disponíveis. O objetivo é conectar inovação pública, criatividade e impacto social. Assim, o encontro será uma oportunidade de co-criar soluções para desafios reais da comunidade local, por meio do diálogo direto com moradores, valorizando a escuta ativa e a colaboração.
Serviço: A quinta edição do FestLabs ocorre de 03 a 06 de agosto em Belém. A programação completa e mais detalhes sobre as atividades, você acessa clicando aqui
Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.
Imagem: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.