Projeto Integração passa por Capanema e Salinópolis
A primeira ação foi a reunião conduzida de forma online pelo presidente do Tribunal, desembargador Leonel Gondim da Cruz Júnior, para a assinatura de um Acordo de Cooperação a fim de beneficiar eleitoras e eleitores com dificuldade de locomoção nas zonas eleitorais.

O Projeto Integração, que busca aproximar administração central do TRE do Pará das Zonas Eleitorais (ZE), chegou à região do nordeste paraense, mais precisamente aos municípios de Bragança (13a ZE), Capanema (25a ZE) e Salinópolis (64a ZE). As ações iniciaram no último dia 9 de maio e seguiram até esta sexta-feira (12), quando se encerraram em Salinas, na sede do Fórum Eleitoral Desembargador Calistrato Alves Mattos, com a participação online do presidente TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, com a presença da diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, dos secretários de Administração, Judiron Carvalho, e de Tecnologia da Informação (TI), Felipe Brito, e da coordenadora da Assessoria de Comunicação Institucional, Renata Ferreira.
A primeira ação do projeto na 64a ZE foi a reunião conduzida de forma online pelo presidente do Tribunal, desembargador Leonel Gondim da Cruz Júnior, para a assinatura de um Acordo de Cooperação com o prefeito de Salinópolis, Carlos Alberto de Sena Filho, e o represente da prefeitura de São João de Pirabas, o secretário de Administração, Guilherme Júnior, a fim de beneficiar eleitoras e eleitores com dificuldade de locomoção. "Precisamos garantir o transporte gratuito para que essas pessoas possam chegar até a Justiça Eleitoral e falar de suas dificuldades, para que assim possam ser alocadas em seções com acessibilidade. Também precisamos de mais seções eleitorais para que possamos evitar as superlotações durante as eleições", explicou o desembargador. O juiz eleitoral da Comarca de Salinópolis, Antônio Koury, também esteve presente na ocasião.
No dia anterior (11), a reunião ocorreu na sede do Cartório Eleitoral da 25a ZE, em Capanema, com a participação do presidente do TRE de forma online; da diretora-geral; do prefeito do município, Chico Neto e de Peixe-Boi, João Neto; do procurador da Prefeitura de Capanema, Antônio Monteiro, e da promotora do Ministério Público, Ely Silva.
Nas duas zonas, foi entregue às servidoras e aos servidores brindes compostos por camisas e produtos do Projeto Votos de Esperança, que aproveita urnas de lona inservíveis para a produção de artigos, como estojos, pastas, bolsas, etc.
Logo depois, a diretora-geral iniciou a apresentação com a projeção de um vídeo institucional com o Plano de Gestão 2023-2024. Ela destacou alguns pontos desse trabalho. "Dentre ele, a valorização do corpo funcional das zonas eleitorais, o engajamento local para a atenção aos projetos estratégicos e a maximização da efetividade dos projetos estratégicos”.
Logo depois, cada um dos representantes das áreas envolvidas no projeto apresentou seus programas relacionados ao Integração. O primeiro a falar foi o secretário de Administração, Judiron Carvalho, que informou sobre os dois eixos relativos a área no projeto: a mobilidade, com a disponibilidade de aplicativo de transporte para a ZE e a gestão patrimonial, com a identificação das necessidades de mobiliário no local, desfazimento, entre outros.
A coordenadora de Comunicação Institucional do TRE do Pará, Renata Ferreira, apresentou o trabalho desenvolvido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal e explicou algumas das múltiplas funções do setor. "A assessoria de imprensa é um facilitador do Tribunal nesse contato com a imprensa, mas não é só isso. É um trabalho complexo, porque agimos em diversas frentes", iniciou.
O secretário de Tecnologia da Informação (TI), Felipe Brito, apresentou dados gerais da 64a ZE, um deles foi o número total de eleitoras e eleitores, que está em 51.735. Também foram apresentados resultados do Projeto RetomaBio, de recadastramento biométrico, que resultou em 317 atendimentos.
Durante a apresentação, também foram mostrados outros projetos que a TI vem desenvolvendo junto às zonas eleitorais, como o Cartório 2.0, com o reaparelhamento das zonas eleitorais; IaraJud, com a utilização de inteligência artificial; Novo Data Center; Eleições no Mapa, com o aprimoramento de logística, e o Vota Ágil, que busca tornar menor o tempo de votação dos eleitores. "Ele visa diminuir aquelas filas enormes com as que foram registradas na última eleição em todo o país e que acabam impactando no horário do resultado final da eleição", destacou o secretário.
Atendimentos
O Projeto Integração ainda proporcionou atendimento da Secretaria da Gestão de Pessoas, por meio do Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos), com a psiquiatra do TRE do Pará, Daniele Boulhosa, e assistente social, Fernanda Moura.
Em Capanema, a servidora Vladiana Soares aprovou a iniciativa. "É um projeto muito importante porque tem um impacto positivo direto no trabalho desenvolvido pela zona e, além disso, de fortalecer essa união entre a sede e as zonas eleitorais", avaliou.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará