TRE do Pará promove curso de Cerimonial voltado para a Justiça Eleitoral

A capacitação é ministrada pela assessora-chefe substituta do Cerimonial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Paula Amorim.

A capacitação é ministrada pela assessora-chefe substituta do Cerimonial do Tribunal Superior El...

Conhecer os detalhes que cercam as cerimônias realizadas pelos Tribunais Eleitorais. Esse é um dos objetivos do curso "Cerimonial e Eventos na Justiça Eleitoral", que ocorre na sede do TRE do Pará, nesta segunda (20) e terça-feira (21), ministrado pela assessora-chefe substituta do Cerimonial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Paula Amorim.

Com carga horária de 16h, o curso está dividido em cinco módulos que abrangem questões como: "Fundamentos Gerais do Cerimonial" e "Ferramentas de Organização, Controle e Execução ", entre outros. Tem como público-alvo todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente no cerimonial público no Regional paraense.

A assessora-chefe substituta de Cerimonial do TSE, Paula Amorim, explicou que o principal diferencial do curso é ser voltado especificamente para a Justiça Eleitoral. "Temos alguns eventos que são específicos para essa justiça, como é o caso da Diplomação do Eleitos. Apenas a Justiça Eleitoral faz esse evento, e ele é um ponto crucial do curso", ressaltou.

Ela destacou que a ideia é levar o curso para todos os TREs do país como uma forma de uniformizar esse trabalho. "O objetivo é criar uma resolução voltada para todos os tribunais eleitorais", informa assessora, que já ministrou o curso no TRE de Sergipe e do Rio de Janeiro.

Entre os temas abordados pelos módulos do curso, a assessora-chefe ressaltou: "Vamos falar sobre a parte histórica, sobre a importância do cerimonial, passando ainda pelos eventos com convidados internacionais, entre outros, para fazermos também essa troca de experiências".

Paula aproveitou para elogiar a iniciativa da presidência do TRE do Pará, que criou nesta gestão a Assessoria de Cerimonial. "Isso é fundamental porque o objetivo é mesmo que todos os tribunais tenham uma assessoria de cerimonial", afirmou.

A diretora geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, está participando do curso e fez questão de destacar a importância dele. "Estamos passando por uma reestruturação e tivemos a ideia de criar a Assessoria de Cerimonial e trazer esse curso para que possamos dar esse apoio qualificado à nossa Assessoria", disse.

A assessora de Cerimonial do TRE do Pará, Eula Gorayeb, também enfatizou a importância do curso. "Estamos fazendo história no Tribunal, porque não tínhamos antes uma assessoria de Cerimonial. Daqui para frente vamos estar bem preparados e vamos crescer cada vez mais, nos tornarmos uma referência no tema aqui no TRE", afirmou.

O curso iniciou com a apresentação dos participantes e seguiu com as exposições da assessora-chefe do TSE. Na terça-feira (21), a programação segue abordando outros temas como “posses” e “diplomação”.



Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará

Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará



ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido