Prefeituras do nordeste paraense assinam acordo com o TRE Pará pela acessibilidade
A parceria firmada tem o objetivo de garantir acessibilidade às pessoas com deficiência (PcD) que procuram o cartório, cobertura de internet e a criação de mais locais de votação no esforço de agilizar o tempo de permanência das pessoas na cabine de votação.

O presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, se reuniu na quarta-feira (6), no Fórum Eleitoral de Ourém, com o prefeito municipal de Ourém, Francisco Roberto Uchoa Cruz, o prefeito de Bonito, Michel Assad e o prefeito de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires de Oliveira.
Durante o momento, o presidente e os prefeitos assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de formalizar ações que garantam acessibilidade às pessoas com deficiência (PcD) e seus familiares, pessoas idosas e/ ou com mobilidade reduzida ao cartório eleitoral e aos locais de votação.
Entre os objetivos também estão o de criar novos locais de votação nos municípios que integram a 41ª Zona Eleitoral e, ainda, de disponibilizar um segundo link de cobertura de internet para o cartório eleitoral, o que facilita os atendimentos presenciais e o acesso das pessoas que procuram regularizar a situação eleitoral por meio do pagamento das multas.
"Estamos vindo buscar o apoio das prefeituras no sentido de conscientizar o poder público a respeito de dar mais dignidade para que as pessoas consigam votar com dignidade e conforto. Nossa preocupação é de que os prédios públicos estejam adequados e isso passa pela criação de novos locais de votação para melhor distribuir as pessoas nas seções eleitorais e, assim, agilizar o tempo de votação diminuindo a espera e as filas", explicou o desembargador.
A diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, e o juiz da 41ª Zona Eleitoral, Cornélio Holanda, o chefe de cartório, Juvenal Pereira, e a assessora jurídica da Presidência do TRE, Rosimeire Nascimento, também participaram do encontro institucional.
Após a reunião, teve início a inauguração oficial do Fórum Eleitoral de Ourém que foi todo reformado e vai oferecer mais conforto e comodidade à população e às (aos) servidoras (es) da ZE.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.