TRE do Pará e forças de segurança organizam, em Tucuruí, planejamento para as Eleições Municipais 2024

A reunião visa definir estratégias de segurança para garantir o bom andamento do pleito nas várias cidades do sudeste paraense.

TRE do Pará e forças de segurança organizam, em Tucuruí, planejamento para as Eleições Municipai...
Foto: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

Para discutir o planejamento e as estratégias de logística de segurança das Eleições Municipais de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) reuniu na quarta-feira (14) com representantes das forças de segurança pública no Cartório da 40ª Zona Eleitoral, em Tucuruí, no sudeste paraense.

A diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, iniciou a reunião agradecendo a participação dos órgãos envolvidos. “Agradeço a presença de todos e reconheço a importância de cada um. Estamos promovendo reuniões em diferentes polos para planejar e coordenar as ações em cada município, atendendo às necessidades específicas de cada localidade”, enfatizou. 

Durante a reunião, a diretora pontuou as principais datas do Calendário Eleitoral de 2024, além de apresentar detalhes sobre o eleitorado do estado e as zonas eleitorais que solicitaram apoio das forças federais. 

O foco principal da reunião foi a coordenação de esforços para as cidades de Tucuruí (40ª ZE), Jacundá (69ª ZE), Tailândia (93ª ZE), Novo Repartimento (101ª ZE), Breu Branco e Goianésia do Pará (103ª ZE). Foram abordados detalhes operacionais e medidas de segurança para cada um desses municípios, visando garantir a efetividade e a segurança das eleições.

Além da diretora-geral, participaram da reunião o chefe da Polícia Judicial do TRE do Pará, Alexandre Santos; o chefe do Núcleo de Inteligência do Tribunal (Nint), Jorge Monteiro; e a assessora especial executiva de apoio à Gestão, Márcia Sousa.

Para Alexandre Santos, a reunião foi uma oportunidade de integração com as forças de segurança. “É importante ressaltar que uma eleição não ocorre sem o apoio das forças de segurança. O planejamento elaborado visa subsidiar todas as etapas do processo eleitoral e formalizar a integração com esses órgãos”, destacou.

O encontro também teve a presença de representantes do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, da Guarda Municipal, do Ministério Público, do Departamento de Trânsito (Detran), da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTUC), do Departamento Municipal de Trânsito (DMUT) e do Departamento Municipal de Trânsito de Novo Repartimento (DMTRAN).

Representando as zonas eleitorais, estiveram presentes o juiz Jonas José Lacerda de Sousa e o chefe de cartório José Wilson Fernandes de Sousa (40ª ZE); o juiz Ednaldo Antunes Vieira (80ª ZE); a chefe de cartório, Márcia Rachel Storck (101ª ZE); a juíza Ana Beatriz Gonçalves Carvalho e o assistente de cartório Alexandre Santos Gonçalves (103ª ZE).

 

Apoio solicitado pelas zonas eleitorais

 

As zonas eleitorais da região solicitaram apoio para garantir a segurança e o bom andamento das eleições. Em Tucuruí, foi requisitado apoio para três locais na zona urbana, seis na zona rural e um em área indígena. O município de Jacundá pediu apoio para quatro locais na zona urbana e três na zona rural. Já Pacajá solicitou apoio para dois locais na zona urbana e 12 na zona rural. Em Tailândia, a demanda é por suporte em sete locais na zona urbana e dez na zona rural.Novo Repartimento requisitou apoio para oito locais na zona urbana, dezessete na zona rural e três em aldeias indígenas. Breu Branco solicitou suporte para nove locais na zona urbana e doze na zona rural. Por fim, Goianésia do Pará pediu apoio para oito locais na zona urbana e dez na zona rural.

O objetivo desses pedidos é garantir um ambiente mais seguro para os eleitores, juízas (es) e candidatas (os), minimizando riscos e assegurando que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila.

 

Compromisso com a segurança

 

O comandante do Comando de Policiamento Regional 4 da Polícia Militar (CPR 4), coronel José Ricardo Passos Chaves, responsável pelo policiamento ostensivo de sete municípios do sudeste paraense, assegura que a segurança durante as Eleições Municipais 2024 está garantida. “Estamos totalmente empenhados em assegurar a segurança e a ordem durante todo o processo eleitoral. Reafirmo nosso compromisso de continuar planejando e trabalhando para garantir uma eleição tranquila e segura”, afirmou.

O superintendente da Polícia Civil, Robson Mendes, também destacou a importância do apoio da polícia na região. “Sabemos que nossa região é bastante tensa durante as eleições, que aqui são acirradas e marcadas por muitos acontecimentos. Estamos colocando a Polícia Civil à disposição para garantir a segurança nas eleições e também contando com o apoio dos demais órgãos”, concluiu.

 

 

Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido