Fórum VERDEMOCRACIA promove plantio de mudas no Porto Futuro
A ação, promovida pelo TRE do Pará, visa à redução da emissão de gases de efeito estufa e à compensação do carbono gerado pelas atividades do Tribunal.

Na manhã desta terça-feira (16/09), a programação do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA teve início às 8h, no Porto Futuro, com o Projeto Evento Neutro (descarbonização), com a plantação de mudas típicas da Região Amazônica pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e demais representantes dos tribunais superiores e pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador José Maria Teixeira do Rosário, pela vice-presidente, desembargadora-corregedora, Filomena Buarque e presidentes dos demais tribunais regionais do país.
A ação, promovida pelo TRE do Pará, visa à redução da emissão de gases de efeito estufa, à compensação do carbono gerado pelas atividades do tribunal, e o estímulo de práticas conscientes e ambientalmente responsáveis no âmbito da Justiça Eleitoral.
O presidente do regional paraense, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, abriu o evento e falou sobre a escolha do local. “Não poderia ter sido melhor, ao ar livre, Porto Futuro, porque estamos visando o futuro, o futuro das novas gerações, neste momento tão delicado para o planeta em que precisamos plantar árvores”, disse.
A ministra Cármen Lúcia falou em seguida e agradeceu pela iniciativa. “Este é um momento especial em que estamos plantando as sementes para depois colher os frutos”, destacou. Logo depois, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE, Cristiano Zanin, também enfatizou a relevância da ação. “Este é um momento importante que passa pelo apreço pela sustentabilidade. Esse ato tem um simbolismo muito grande para as próximas gerações”, ressaltou.
Em seguida, teve início o plantio com a ministra Cármen Lúcia, que plantou uma muda de açaízeiro e com o presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, que fez o plantio de uma muda de lanterneira, seguido dos representantes dos tribunais superiores. Posteriormente, os presidentes dos demais TRE’s fizeram plantios, divididos pelas respectivas regiões.
No total, foram plantadas 37 espécies, como pau-preto, ipê rosa, ipê amarelo, lanterneira, açaizeiro, tento-carolina e namorana.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Thalles Puget e Leonardo Moares / Ascom TRE do Pará.