VERDEMOCRACIA promove reunião das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJE's) do Brasil

O encontro foi presidido pelo diretor da EJE, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cristiano Zanin.

O encontro foi presidido pelo diretor da EJE, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cri...

Na manhã desta terça-feira (16/09), dentro da programação do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA ocorreu a reunião entre o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cristiano Zanin, com os diretores e representantes das EJEs de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE's) do Brasil. 

O evento ocorreu dentro do Espaço Ver-o-Círio, na Estação das Docas, em Belém, e foi presidido pelo ministro Zanin, ao lado do vice-diretor da EJE do Pará e vice-diretor do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), juiz Marcus Alan de Melo Gomes. 

Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico da atuação das EJE's especialmente relacionada à questão da sustentabilidade. A apresentação do chamado "Diagnóstico Institucional" mostrou, entre outros dados, que 50% das EJE's possuem projetos relacionados a esse tema. 

Entre exemplos de ações e projetos planejados pelas EJEs na temática sustentabilidade foram apresentados os seguintes: EJE/AP: Cidadania entre Rios; EJE/PA: Projeto Eco Cidadania e eventos ligados à COP 30; EJE/PE: Curso de Acessibilidade, Inclusão e Inteligência Artificial no Poder Judiciário; EJE/ES: Curso sobre sustentabilidade nas contratações e EJE/MG: Curso de Gestão Socioambiental, entre outros.

Após a apresentação, o ministro Zanin abriu espaço para que os representantes das EJE's fizessem suas ponderações sobre os dados apresentados.

Em seguida, o vice-diretor da EJE-PA e vice-diretor do Codeje, juiz Marcus Alan de Melo Gomes, destacou a partir do depoimento dos presentes que “a importância da EJE do TSE é trazer o tema da sustentabilidade para a pauta da formação judiciária na seara eleitoral, porque o conceito de sustentabilidade, acaba sendo um desses conceitos mal dominados, em regra, resumido apenas na questão ambiental e climática, quando ela vai muito além disso”, ressaltou. Além disso, enfatizou que “as escolas têm atividades que perpassam a questão da sustentabilidade, mas muitas vezes nós nem nos damos conta disso, nós nem sabemos que nós estamos executando uma atividade que está comprometida com a temática da sustentabilidade”, completou.

Ao final, o ministro Zanin pontuou algumas questões apresentadas durante a reunião. “Acho que um dos pontos altos do nosso encontro foi a identificação de que todas as escolas de certa forma já têm nas suas respectivas atuações a área de sustentabilidade, seja no plano ambiental, seja no plano social, seja no plano econômico. Por isso, a ideia de fazer realmente um intercâmbio de projetos para que possam servir de inspiração para cada escola, para que cada escola possa desenvolver os seus próprios programas, ela é muito boa”, finalizou.

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

Fotos: Elaynia Ono / Ascom do TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido