TRE do Pará celebrou o Dia da (o) Estagiária (o) com palestra educativa
Durante a oficina, a psicóloga Elizabeth Kuroda apresentou às (aos) participantes as principais dicas sobre a produção de currículos eficazes e atrativos para os processos de recrutamento nas diversas áreas do mercado de trabalho.

Em comemoração ao Dia da Estagiária e do Estagiário, o TRE do Pará realizou na sexta-feira (18) no plenário Antônio Koury, na sede do Tribunal, a oficina "Como Elaborar um Currículo Atrativo para o Recrutador". A facilitadora foi a psicóloga e professora de Pós-Graduação com experiência na área de Recrutamento e RH, Elizabeth Kuroda.
Toda a programação foi organizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas por meio da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Codes) e, para facilitar a participação das estagiárias e dos estagiários de 22 zonas eleitorais do interior do estado, o evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do Tribunal, no YouTube.
A coordenadora de Educação e Desenvolvimento, Ingrid Agrassar, abriu oficialmente a programação e falou sobre a importância da atividade. "Hoje é um dia muito feliz, pois estamos comemorando o Dia da Estagiária e do Estagiário, que são aquelas pessoas sempre muito importantes e com quem nós contamos no dia a dia, para além da função de aprendizagem, pois nossa instituição percebe no estagiário uma oxigenação para o órgão e temos um quadro muito capacitado. Estão todos de parabéns e nosso sentimento é de gratidão por ter cada um de vocês conosco", destacou.
Também estavam presentes o secretário de Gestão de Pessoas, Walber dos Remédios e a chefa da Seção de Lotação e Gestão de Desempenho (SGD), Simone Garcia.
A palestrante iniciou o momento com o questionamento sobre quais as dificuldades e os desafios encontrados pelas (os) presentes no mercado de trabalho e depois seguiu com uma análise dos setores que mais crescem no Brasil no período pós-pandemia de Covid-19: Saúde e Bem-estar, Tecnologia da Informação, Logística, Marketing Digital, Indústria, entre outros.
Sobre as contratações atuais, Elizabeth Kuroda frisou que "hoje as grandes empresas e os recrutadores não procuram tanta experiência e conhecimento técnico, mas as habilidades, pois a preocupação é muito mais com a saúde mental e a vida social da pessoa".
Depois de explicar e diferenciar cada uma das chamadas Gerações X, Y e Z, Kuroda indicou, de maneira prática, as formas de se adaptar ferramentas como o LinkedIn e o Instagram para ajudar no recrutamento para uma vaga de estágio ou emprego destacando as competências técnicas, principais habilidades e experiência profissional da (o) candidata (o) além daquilo que não é recomendado em um currículo.
"O mais interessante de se ter em um currículo ou em uma apresentação é a habilidade da adaptação", acrescentou.
Luana Matos é estudante de Psicologia e estagiária na Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos) há dois meses. Para ela, o momento "foi de muito aprendizado, gratificante e vai ajudar muito na carreira profissional".
Após a palestra, houve sorteio de brindes entre as pessoas que participaram tanto de maneira presencial quanto online.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.