Projeto IntegrAÇÃO chega ao município de Capitão Poço, no nordeste paraense

Entre os objetivos do projeto estão o de reunir com a prefeitura local para garantir mais acessibilidade ao eleitorado e realizar ações de atenção aos cartórios eleitorais e às (aos) servidoras (es) das ZEs.

Entre os objetivos do projeto estão o de reunir com a prefeitura local para garantir mais acessi...

O presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, acompanhado de comitiva institucional do Tribunal está em Capitão Poço, no nordeste paraense, onde está localizada a 70ª Zona Eleitoral (ZE), para mais uma etapa do Projeto IntegAÇÃO.

Na manhã da segunda-feira (4/09) o desembargador se reuniu, no Fórum Eleitoral Juiz José Orlando de Paula Arrifano, com o prefeito de Capitão Poço, João Gomes de Lima (João Tonheiro) para tratar sobre a acessibilidade das pessoas com deficiência (PcD) ao cartório e às seções eleitorais, e a possibilidade da criação de novos locais de votação no município.

Em seguida, a diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, abriu a programação do projeto e falou sobre os principais objetivos da visita. "Faço questão dessa presença dos titulares das secretarias e unidades do Tribunal nas zonas eleitorais para que elas [as ZEs] se sintam mais prestigiadas e tenham a percepção de que são protagonistas na organização de cada eleição", pontuou.

A diretora apresentou ao chefe de cartório eleitoral, Felipe Luiz Silva, e às (aos) servidoras (es) o Plano de Gestão 2023-2024 e os principais projetos de atenção às zonas eleitorais que o integram.

O secretário de Admnistração, Judiron Carvalho, apresentou os Projetos "Gestão Patrimonial In Loco" e o "Mobilidade". De acordo com o secretário, o "Gestão Patrimonial" objetiva visitar as zonas eleitorais do interior do estado para a realização de inventário dos bens móveis e imóveis do Tribunal bem como no processo de desfazimento.

De acordo com o secretário, o feedback das zonas eleitorais visitadas até o momento foi bem satisfatório e o planejamento é de dar sequência. "A ideia inicial do projeto era de visitar até 20% das ZEs, mas os resultados são tão bons e o retorno é tão positivo que iremos ampliar para o ano que vem, na maior quantidade de zonas possíveis", revelou.

O chefe de cartório da 70ª ZE, Felipe Silva, aproveitou para antecipar os agradecimentos ao secretário e à equipe presente. "Sentimos uma enorme diferença com essa reforma e a troca do mobiliário. O Tribunal está de parabéns e a agradecemos a visita de vocês à nossa ZE", disse.

Sobre o Mobilidade, Carvalho explicou que se trata da ampliação do serviço de transporte por meio de aplicativo para atender as demandas de diligências judiciais e administrativas de cada ZE. De acordo com a realidade de cada zona eleitoral, está incluída a aquisição de bicicletas para atender às necessidades mais urgentes do cartório eleitoral.

O secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, participou de maneira online e apresentou os projetos da STI, entre os quais o "Cartório Conectado 2.0", o "Vota Ágil", "Eleições no Mapa", "IaraJud" e "Retoma Bio".

De acordo com Brito, os projetos visam garantir "celeridade e benefícios tecnológicos para o dia a dia do cartório". Do ponto de vista da logística das eleições, o secretário explicou que o objetivo é tornar o processo de votação "mais ágil, com encerramento dentro do horário previsto, transparente e com menos custos", disse.

Dentro do Projeto Cartório Conectado, foram instalados na sede da 70ª ZE novos computadores, HDs para armazenamento de dados, rede Wi-Fi interna e externa, e ampliação do sistema de telefonia Voip.

A assessora de Comunicação Institucional do Tribunal, Renata Ferreira, apresentou os trabalhos da assessoria de comunicação e os projetos direcionados às zonas eleitorais, como o "Zonas Eleitorais em Foco". "Somos como uma ponte entre a imprensa e o TRE. A imprensa é parceira do Tribunal, pois leva à eleitora e ao eleitor a divulgação de todos os serviços e atendimentos da Justiça Eleitoral", pontuou.

O juiz da 70ª ZE, André Canto, também agradeceu pelo momento e disse contar com o apoio da sede do TRE. "O momento foi de aprendizado e precisamos muito do apoio do Tribunal, pois sozinhos não é possível seguir com as atividades no interior do estado", reforçou.

No encerramento da programação da manhã, a equipe da ZE participou do momento de atenção psicossocial online com a assistente social, Fernanda Arnaud, e a médica psiquiatra, Daniele Boulhosa, da equipe da Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos) do Tribunal que integra o Projeto de Atenção Psicossocial às Zonas Eleitorais, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e Samos.

Também participaram da visita institucional a assessora jurídica da Presidência do Tribunal, Rosimeire Nascimento, a chefa de Gabinete da Presidência, Patrícia Saboya, e a assessora especial executiva, Márcia Silva.

Ao longo do primeiro semestre de 2023, o IntegrAÇAO já percorreu diversos municípios paraenses como Marabá, Igarapé-Açu, Tomé-Açu, Salinópolis, Capanema, Bragança, Parauapebas e Paragominas, onde iniciaram as visitas institucionais.

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido