Presidente do TRE do Pará participa dos debates do 89º Coptrel, em Goiás
Celebrando 30 anos de história, o Coptrel reúne os presidentes do 27 tribunais que integram a Justiça Eleitoral no Brasil, para debater o fortalecimento do processo democrático, com a modernização da gestão eleitoral e a promoção da cidadania.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador José Maria Teixeira do Rosário, participa da programação do 89º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), na cidade de Pirenópolis, em Goiás. Além do desembargador-presidente, o TRE do Pará marca presença no evento com a participação do diretor-geral, Bruno Giorgi Almeida; da secretária Judiciária, Rosiane Martinelli; e do assessor Jurídico da Presidência, Elder Brasil.
A abertura oficial do 89º Coptrel, que também celebra os seus 30 anos de história, foi realizada na noite desta quinta-feira, 09 de outubro, reunindo os presidentes e gestores dos 27 tribunais que integram a Justiça Eleitoral no país, além de diversas autoridades como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O principal objetivo do encontro é o fortalecimento da democracia, a modernização da gestão eleitoral e a promoção da cidadania, pensando, cada vez mais, nos avanços em prol de melhorias para o eleitorado brasileiro.
Assim, os desafios para as Eleições 2026, incluindo a estrutura dos cartórios eleitorais, o cadastramento biométrico, a acessibilidade, o uso de ferramentas de Inteligência Artificial e o combate à desinformação estão no foco dos debates durante o evento que encerra nesta sexta-feira,10. A programação inclui palestras sobre “A criação da Justiça Eleitoral no contexto do autoritarismo” e “A democracia brasileira diante da ascensão global dos novos autoritarismos”.
Ao final do evento, será divulgada a Carta de Pirenópolis, documento que vai reunir as principais deliberações e diretrizes para a atuação conjunta dos Tribunais. As propostas também incluem as sugestões dos diretores-gerais e dos assessores de comunicação dos TREs que participaram de reuniões paralelas que antecederam a abertura oficial do evento, nesta quinta-feira, 09. Com a Carta, o Coptrel e a Justiça Eleitoral reafirmam o compromisso com a eficiência e a lisura dos processos eleitorais e democráticos no país.
Coptrel
Fundado em 16 de setembro de 1995, na cidade de Florianópolis (SC), o Coptrel é uma sociedade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral, promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da democracia no Brasil.
Entre as metas estratégicas do Coptrel estão o aprimoramento dos mecanismos de atendimento ao cidadão e da transparência pública, além do fomento à educação política, às práticas de sustentabilidade, à gestão do processo eleitoral, dos projetos de governança e da transformação digital por meio das inovações tecnológicas.
Celebrando 30 anos de história, identificando desafios e construindo soluções conjuntas para o fortalecimento da Justiça Eleitoral, na 89ª edição, a expectativa da organização do Coptrel é avançar, cada vez, para garantir maior qualidade na prestação de serviços à sociedade e no aperfeiçoamento do processo democrático.
Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.
Imagem: TRE-GO.