Presidente acompanha incorporação do navio “Sargento Lima” à Marinha do Brasil
A participação do TRE do Pará fortalece o compromisso do Tribunal com ações de impacto comunitário e destaca a importância de parcerias institucionais na promoção de serviços públicos à população.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador José Maria Teixeira do Rosário, prestigiou, na quarta-feira (1), a posse do primeiro comandante do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Sargento Lima”, Capitão-Tenente Renan Rodrigues Machado, e a cerimônia de incorporação do navio à Marinha do Brasil, realizada na Escadinha do Cais do Porto, próximo à Estação das Docas, em Belém. O comandante conduzirá a tripulação e iniciará as operações do novo meio naval.
Com 23 militares na tripulação, o NAsH “Sargento Lima” vai levar atendimento médico e odontológico a comunidades ribeirinhas de difícil acesso no Pará e no Amapá. O navio também poderá atuar em missões de salvamento, transporte e apoio em emergências.
O navio tem origem na antiga Unidade Básica de Saúde Fluvial “Mestre Quintino”, doada pela Prefeitura de Araguatins (TO) em 2024. O nome homenageia o primeiro-sargento João Morais de Lima, herói da Marinha na Segunda Guerra Mundial, que morreu no naufrágio do Cruzador Bahia após tentar salvar seu comandante ferido.
A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa, e contou com a presença do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida; do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra; e do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Adriano Marcelino Batista.
A participação do TRE do Pará fortalece o compromisso do Tribunal com ações de impacto comunitário e destaca a importância de parcerias institucionais na promoção de serviços públicos à população.
Texto: Ana Beatriz Manarrte / Ascom do TRE do Pará.
Imagem: Vidda Duarte / Ascom do TRE do Pará.