Diretores-gerais dos TRE's se reúnem durante o VERDEMOCRACIA
A abertura da reunião foi feita pelo diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), Bruno Giorgi Almeida.

Os diretores-gerais dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE's) se reuniram na manhã desta quarta-feira (17/09), durante a programação do terceiro e último dia do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA, em Belém.
A abertura da reunião foi feita pelo diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), Bruno Giorgi Almeida, que iniciou contextualizando um pouco sobre como o Fórum foi construído. "Queríamos aproveitar o momento da COP 30 em Belém e resolvemos convidar a ministra Cármen Lúcia para uma aula magna. Ela gostou da ideia e do nome e sugeriu uma parceria com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para dar um caráter nacional. Nosso presidente, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, nos deu carta branca para resolver tudo e assim nasceu este evento", contou.
Em seguida, o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, agradeceu pela receptividade no evento e destacou que o Fórum é uma grande oportunidade para reunir os diretores-gerais. "A nossa ideia aqui é construir a pauta para ser discutida durante a Reunião dos Diretores-Gerais, no Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (89o Coptrel), que será realizado em outubro, em Pirenópolis, no Estado de Goiás", ressaltou.
Após as falas iniciais, foi aberto espaço para as sugestões dos participantes, com intensa participação de todos os presentes. Entre as sugestões, uma das mais debatidas foi a criação de uma reunião ou encontro anual dos diretores-gerais de todos os TRE's, onde poderão ser debatidos, entre outros temas, o planejamento das eleições. Houve também o debate de temas, como a reorganização das zonas eleitorais, respeitando as questões regionais e a nova resolução sobre a política de acessibilidade.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Elaynia Ono e Leonardo Moraes/ Ascom TRE do Pará.