Ouvidoria Judicial do TRE-PA comparece, a convite, de reunião ordinária da CPMEAQLG do TJ-PA.

Foi com grata satisfação e elevada honra que a Ouvidoria Judicial Eleitoral do TRE-PA participou no dia 08 p.p., como espectadora, da reunião ordinária da CPMEALQG (Comissão Permanente de Monitoramento, Estudo e Assessoramento das Questões Ligadas à Grilagem) do Tribunal de Justiça do Pará.

O convite, uma generosa reciprocidade de iniciativa, foi dirigido ao Exmo. Ouvidor do TRE-PA, Juiz José Alexandre Buchacra Araújo pelo anfitrião, o Exmo. Ouvidor Agrário Estadual, Des. Dr. Mairton Marques Carneiro, durante visita de conhecimento do Exmo. Ouvidor Eleitoral à Ouvidoria Agrária do TJ- PA, visitas consectárias do desdobramento de ações de intercâmbio integrativo desenvolvido entre as Ouvidorias Judiciárias e Ouvidorias Públicas dos diversos órgãos governamentais paraenses.

O Exmo. Juiz Ouvidor Eleitoral, embora impedido de participar pessoalmente da reunião, pela assunção de compromisso assumido anteriormente, determinou o comparecimento de representante da Ouvidoria Eleitoral, na pessoa de um dos servidores do quadro funcional do Órgão.

No evento, que se desenvolveu durante toda a manhã da sexta-feira, 08/11/2019, nas dependências do Plenário do Anexo II da Sede do TJ-PA, a Ouvidoria Eleitoral pôde testemunhar o árduo, diuturno e profícuo trabalho da CPMEALQG (Comissão Permanente de Monitoramento, Estudo e Assessoramento das Questões Ligadas à Grilagem), um grupo plúrimo de ilustres representantes da mais ampla extensão da sociedade civil: Desembargadores do Tribunal de Justiça, Juízes agrários de primeira instância, Ministério Público Estadual e Federal, Superintendentes e Diretorias do Incra e do Interpa, Tabeliães registradores de imóveis, Docentes universitários, Defensoria Pública Estadual, AGU, Movimentos Sociais de Defesa da Agricultura familiar, empreendedores privados do Agronegócio, todos permanentemente coligados, sob a condução e coordenação da Ouvidor Agrário do Tribunal de Justiça, todos os participantes firme e democraticamente engajados e atuantes no propósito de se buscar soluções as mais conciliatórias e pacificadoras  possíveis para o crônico, conflitivo e candente problema da justa demarcação geográfica de  propriedades rurais, essa intensa turbulência social inerente a regiões de fronteira do desenvolvimento econômico, a exemplo do que se assiste no território do Pará.

A Ouvidoria Eleitoral do Pará, agradecendo a oportunidade concedida, se congratula e se solidariza com o exemplo de trabalho e de prática democrática empreendida pela DD. Ouvidoria Agrária Judicial Estadual, que, com destemor, reafirma in concreto sua perene determinação em verdadeiramente realizar  justiça social.