Acesso Automatizado

Formatos Abertos | Acesso Automatizado

O disposto na Lei de Acesso à Informação ( LAI ) preconiza que os órgãos e entidades públicas devem possibilitar o acesso automatizado a seus dados por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina. Os dados são abertos quando permitem a sua utilização, cruzamento e compartilhamento por qualquer pessoa.

Neste contexto, uma alternativa para comunicação entre aplicações diferentes é o Web Service , a qual permite que novas aplicações possam interagir com as já existentes, o que viabiliza a compatibilidade entre plataformas diferentes.

Atualmente, o TRE-PA tem investido em utilizar esta tecnologia em suas aplicações para promover e facilitar a integração entre aplicações independente do ambiente em que estejam inseridas. Como projeto pioneiro nesta frente de inovação, o TRE-PA tem disponível o sistema GEL , que é uma solução para vistoria e georreferenciamento de Locais de Votação. Esta solução permite a leitura e envio de informações ao TRE-PA, através de dispositivos (celulares) previamente autenticados com a utilização do seguinte web service :

Web Service Descrição End Point
Lista de Telefone do Tribunal e Zonas Eleitorais Busca de ramais e telefones pelo nome do servidor ou unidade. https://apps2.tre-pa.jus.br/apex/r/apex_app/listel-externo/lista-completa
Produtividade dos Magistrados Permite a leitura de relatórios de produtividade de magistrados do 1º e 2º grau, de forma paginada e ordenada, em formato JSON. https://apps-pa.tre-pa.jus.br/produtividade-magistrados-rs

*Utilização do web service somente através de token .