Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará reabre ao público

A programação segue com exposição artística até o dia 28 de outubro.

Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará reabre ao público
Foto: Thalles Puget / Ascom do TRE Pará

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará realizou na manhã desta sexta-feira (24) a reabertura do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), com uma programação oficial, após o período de um ano e meio fechado por conta da pandemia mundial do novo coronavírus.

Tomados todos os cuidados exigidos pelas organizações de saúde, como uso de máscaras e distanciamento social, houve lançamento do livro “Peripécias”, escrito pelo servidor, Alessandro Severino, e a abertura da exposição “Crescentia cujete - cuieira, passado e presente, do artista plástico paraense, Francelino Mesquita.

A cerimônia foi realizada na galeria do CCJE e transmitido ao vivo via YouTube. A presidente do TRE Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, abriu oficialmente o evento.

“Expresso minha alegria por essas portas estarem novamente abertas, pois mostra que estamos superando um desafio que assolou o mundo. Apresento meu respeito a essas duas pessoas [o autor do livro e o artista], que manifestam sua arte com tanta sensibilidade no coração”, afirmou a presidente.

A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Elaine Santana, falou dos recomeços, tema central da programação da Primavera dos Museus. “Para recomeçar é preciso memória, e nesse sentido, o papel de museus como este, o CCJE, possui um papel singular”, destacou.

Sobre o conteúdo do livro, Alessandro Severino explicou que “são contos curtos e crônicas daquilo que reflete a sociedade e a existência humana como romance, inveja, corrupção e desejo proibido”.

Graduado em Direito e Geografia, com 28 anos de experiência no serviço público, Severino trabalha há 15 anos no TRE do Pará, onde atua na Secretaria Judiciária (SJ).

Francelino Mesquita é paraense e desde o ano de 2016 utiliza a cuia- fruto da cueira - utensílio muito característico da cultura regional - como principal matéria-prima para compor as obras apresentadas na exposição. Ele contou que, de maneira artesanal, usa uma faca como ferramenta para esculpir as peças, que geralmente, levam um dia para serem finalizadas.

“Aqui no nosso estado, todos conhecem a cuia como recipiente de alimentos como o tacacá e o mingau. Eu procurei inovar trazendo a ideia de criar esculturas na cuia, fortalecendo a tradição das cueiras de Santarém a partir de movimentos artísticos como o concretismo, o minimalismo e o surrealismo”, detalhou o artista.

A programação também faz parte da 15ª Primavera dos Museus, realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para marcar o início da primavera no hemisfério Sul. O tema escolhido para a edição que segue até 26 de setembro é “Museus: Perdas e Recomeços”, em referência ao tempo que os espaços culturais ficaram fechados.

Presenças

Além da presidente do Regional, participaram da cerimônia o diretor geral em exercício, Eduardo Araújo, os servidores e as servidoras que integram o Grupo Gestor do CCJE, a representante do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Pará, Nilce Figueira, e Marina Kalif, do Memorial do Tribunal de Contas do Estado do Pará.

Horários

Quem quiser visitar a exposição, pode se dirigir ao Centro Cultural de segunda a sexta, das 9h às 13h,até o dia 28 de outubro.

O endereço é Rua João Diogo, 254, ao lado do edifício sede do TRE, no bairro da Campina, em Belém (PA).

:: A transmissão está disponível no canal do TRE Pará, no YouTube. Reveja aqui

Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido