Palestra orientou participantes na prática da linguagem inclusiva para flexão de gênero

O evento contou a com presença da coordenadora de Mídias e Web do TSE, Fábia Galvão.

Palestra orientou participantes na prática da linguagem inclusiva para flexão de gênero
Foto: Thaís Belém / Ascom TRE do Pará

O TRE do Pará realizou na tarde da terça-feira, 21, a palestra "Linguagem Inclusiva para Flexão de Gênero: aspectos práticos".

A coordenadora de Mídias e Web do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fábia Galvão, foi a facilitadora do evento realizado de maneira híbrida, no plenário do Tribunal, e transmitido ao vivo, via YouTube.

A organização foi da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) por meio da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Codes) e Seção de Treinamento e Desenvolvimento (STD).

“Historicamente, a linguagem sempre naturalizou e caracterizou o gênero masculino como universal. Isso invisibiliza pessoas não-binárias e pode ser discriminatória, pois reforça estereótipos. Adotar uma linguagem inclusiva e não sexista demonstra que as palavras importam, que estamos aprendendo e tentando acertar, além disso, é sempre melhor incluir do que excluir”, explicou Fábia.

Ao final, a jornalista propôs exercícios práticos para ajudar o público participante a aplicar a flexão de gênero nos textos de comunicação, conforme orienta a Resolução 376/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A presidente do Regional, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, esteve presente e, no encerramento da palestra, falou aos presentes sobre o aprendizado que a prática da linguagem inclusiva lhe tem proporcionado. “A cada dia percebo como preciso acompanhar a evolução da sociedade. A flexão de gênero nos é ensinada no cotidiano, sobretudo em respeito às pessoas. Precisamos valorizá-las, pois sempre têm muito a contribuir. Este evento é um despertar para acompanharmos essa nova visão da pessoa”, afirmou.

Quem acompanhou a transmissão via YouTube, pôde participar e deixar comentários no bate-papo.

Socorro Granhen, do município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, elogiou a iniciativa. “Excelente palestra! Parabéns ao TRE pelas informações tão importantes. Muito obrigada! ”.

Giovane Lima destacou a importância do tema da palestra. “A Justiça Eleitoral, como sempre, pautando assuntos relevantes à nossa sociedade!!!”, expressou.

:: Para rever a transmissão, acesse o canal oficial do TRE Pará no YouTube.

No mês de agosto, o TRE do Pará lançou o Guia de Linguagem Inclusiva para Flexão de Gênero. Leia mais aqui .

Rodrigo Silva/ Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido