TRE do Pará e Projeto Futuro Brilhante unidos na luta contra a violência sexual
O Tribunal apoiou a impressão de 250 exemplares da cartilha educativa que traz os conceitos, as orientações sobre o enfrentamento do abuso e da violência sexual contra as crianças e adolescentes e os respectivos canais de denúncia.

A diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, e o secretário de Gestão de Pessoas, Walber dos Remédios, fizeram a entrega de 250 exemplares impressos da cartilha "Passo a Passo para o Atendimento dos Casos de Violência Sexual cometidos contra Crianças e Adolescentes" ao coordenador do Projeto Futuro Brilhante, Diego Martins.
A entrega foi feita no gabinete da Diretoria Geral na manhã da sexta-feira (11/08) e também teve a presença da assistente social do Tribunal, Fernanda Moura.
Em sua 3ª edição, o material foi elaborado pelo coordenador do projeto para ser distribuído durante as atividades promovidas mensalmente nas comunidades da Região Metropolitana de Belém no intuito de alertar, conscientizar e prevenir a violência sexual praticada contra as crianças e os adolescentes.
A iniciativa partiu de uma roda de conversa realizada pela Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos) durante a programação do Maio Laranja e representa mais uma etapa na consolidação da rede de proteção e defesa dos direitos desse público.
Para a diretora-geral, Nathalie Castro, a questão da exploração sexual é de suma importância e envolve toda a sociedade. "Tivemos a maior satisfação em fornecer a impressão das cartilhas, pois tratam de uma temática que envolve a todos e precisamos trazer pra dentro das unidades do Tribunal", afirmou.
De acordo com a assistente social do TRE, Fernanda Moura, a parceria com o Projeto Futuro Brilhante surgiu da relevância da discussão do tema e envolve uma interface com a saúde. "Esse trabalho foi muito rico e é coroado com a doação das cartilhas consolidando mais essa rede de proteção para que a gente consiga preservar e garantir os direitos das crianças e adolescentes, na parceria que ratifica a responsabilidade e compromisso social do TRE junto à comunidade em geral", acrescentou.
O coordenador do Projeto Futuro Brilhante, Diego Martins, explicou que "esse momento é de muita felicidade por poder contar com o apoio do TRE no fornecimento dos materiais e na abertura do espaço para realizarmos a roda de conversa com os servidores. Essas cartilhas vão ser muito importantes para informar os adultos e servir como consulta das informações nas rodas de conversa que realizamos uma vez por mês nas comunidades e para repassar conhecimento às pessoas".
Diego, que é mestre em Segurança Pública pela UFPA, explica que a cartilha surgiu da dissertação de mestrado, onde pesquisou especificamente os casos de violência sexual - especialmente estupro de vulneráveis - praticados contra crianças.
Com 25 páginas, a cartilha educativa apresenta informações sobre a prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, tema tratado na roda de conversa "Meu lar, meu porto seguro – O que a família pode fazer para proteger suas crianças e adolescentes da violência sexual?" no dia 16 de maio, com o púbico interno do Tribunal, dentro da programação do Maio Laranja.
O objetivo principal era de contribuir com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes por meio da sensibilização, informação e promoção do debate sobre a violência contra esse público, particularmente a violência sexual.
Naquela ocasião, o material em formato PDF foi encaminhado via e-mail institucional para as (os) participantes. Para ler o conteúdo da cartilha online ou fazer download de outros materiais sobre o tema, acesse o site oficial do projeto: futurobrilhante.net
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (91) 99214-2537.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Elaynia Ono / Ascom TRE do Pará.