Corregedor eleitoral realiza 1ª Reunião de Trabalho com as zonas eleitorais da capital

O encontro teve por objetivo um primeiro contato para conhecer as principais necessidades das zonas eleitorais, além de apresentar o plano de ação e a equipe que compõe a Corregedoria.

Corregedor eleitoral realiza 1ª Reunião de Trabalho com as zonas eleitorais da capital
Foto: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

Na tarde da terça-feira (31/01), o vice-presidente do TRE do Pará e corregedor regional eleitoral, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, se reuniu com as (os) juízes eleitorais e as chefas (es) de cartório das zonas eleitorais da capital no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), localizado no bairro da Pedreira, em Belém. A 30ª ZE (distrito de Icoaraci) não pôde participar da reunião, mas será visitada pessoalmente pelo corregedor ainda nesta semana.

O objetivo desse primeiro encontro com as ZEs era divulgar o Plano de Ação da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE/PA) para o biênio 2023/2024, bem como apresentar a equipe que irá compor a Corregedoria no biênio em curso, além de conhecer a realidade e as principais dificuldades encontradas por magistradas (os) e servidoras (es) nas ZEs.

O corregedor iniciou a reunião agradecendo a presença de todas e todos e destacou a relevância do momento. "Fiz questão de reunir com todos vocês para conhecê-los e ouvi-los, pois isso é muito importante para conhecer todas as pessoas com quem a Corregedoria estará trabalhando durante o biênio e contribui para a humanização do trabalho", disse.

A juíza da 28ª ZE e diretora do Fórum Eleitoral da capital, Patrícia Moreira, evidenciou sobre o momento. "Estou à disposição e digo que esse momento representa a aproximação com os servidores e o quanto a sua gestão será de muito sucesso", comentou .

O juiz titular da 96ª ZE, Prócion Klautau Filho, parabenizou o corregedor pela iniciativa da reunião. "Essa interação entre as ZEs e a Corregedoria é fundamental", afirmou.

Em seguida, a convite do corregedor, cada magistrada (o) e servidora (or) pôde falar sobre as iniciativas, a realidade e as principais dificuldades encontradas no trabalho cotidiano das ZEs durante o período eleitoral e fora dele.

As principais situações apresentadas dizem respeito à necessidade de encontrar mais servidoras (es) requisitadas (os), o tempo de votação das eleitoras (es) na urna eletrônica, as condições dos diversos locais de votação e sobre o poder de polícia para as (os) magistradas (os) eleitorais.

Ao final, o corregedor disse que todas as sugestões serão analisadas e ressaltou a necessidade de que todas as zonas eleitorais sejam ainda mais parceiras.

Também participaram do encontro o secretário da Corregedoria, Bruno Giorgi; a coordenadora de Assuntos Judiciários da CRE, Rosiane Martinelli; a chefe do Núcleo de Inspeções e Correições, Kayla Cohen; a coordenadora de Inspeções, Correições e Supervisão do Cadastro Eleitoral, Solange Maciel; a chefe de Gabinete da CRE, Elaine Santana; a diretora do Fórum Eleitoral da capital e juíza da 28ª ZE, Patrícia Moreira, e o supervisor do NAE, Zilomar Pereira; as (os) juízas (es) e as (os) chefas (es) de cartório eleitoral da 1ª, 28ª, 29ª, 73ª, 76ª, 95ª, 96ª, 97ª e 98ª ZEs.



Inspeção



Antes da reunião de trabalho, o corregedor esteve na 1ª Zona Eleitoral para a reunião de devolutiva que finaliza a correição realizada naquela ZE desde o dia 30. O procedimento abre o ciclo 2023 das inspeções nas zonas eleitorais e, nos próximos dias, a inspeção será realizada na 97ª ZE.

Sobre a correição, a juíza da 1ª ZE, Andrea Bispo, explicou que o procedimento possibilita melhorias nos serviços realizados. "Vejo a correição como um ato extremamente positivo, pois é a oportunidade em que o corregedor e sua equipe nos trazem várias orientações e acaba sendo um processo formativo", avaliou.



Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.


ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido