Lideranças Femininas na Política foi tema de debate no TRE do Pará

O evento abordou temáticas atuais como a participação feminina na política, a importância de ampliar as políticas públicas permanentes e, assim, colaborar para a garantia dos direitos das mulheres.

O evento abordou temáticas atuais como a participação feminina na política, a importância de amp...
Foto: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

A manhã da sexta-feira (24/03) foi de debates sobre o tema Lideranças Femininas na Política, no TRE do Pará, em evento promovido pela Comissão de Incentivo à Participação Feminina na Política (CIPF) e pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente a 8 de março.

Participaram dos debates a juíza-membra substituta da Corte Eleitoral e ouvidora da mulher do TRE do Pará, Rosa Navegantes; a coordenadora da CIPF, juíza Blenda Rigon, e a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, que também integrou a mesa oficial do evento.

Como convidadas, as deputadas estaduais Paula Titan e Lívia Duarte trouxeram para o evento discussões a respeito da liderança e da representação feminina, sobretudo nos espaços e cargos de poder.

Na abertura oficial, a juíza Blenda Rigon destacou o contentamento por estar presente no primeiro evento após a sua nomeação para estar à frente da Comissão de Incentivo à Participação Feminina na Política (CIPF) e com uma pauta tão importante. "Tenho muita satisfação por estar aqui, pois este tema é fundamental não apenas para nós, mulheres, e sim para toda a humanidade. Não podemos mais permitir que os espaços políticos e os cargos de poder não sejam ocupados por nós", pontuou a magistrada.



Debates



Em sua fala, a deputada estadual Paula Titan (MDB) destacou a importância de participar do evento representando a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), onde desempenha a função de procuradora da mulher desde o último dia 8.

Natural de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém, a parlamentar contou que se candidatou pela primeira vez no ano de 2014, com apenas 24 anos, ao cargo de deputada federal. Não foi eleita, mas destacou que fez uma campanha intensa e recebeu votação expressiva apesar da falta de apoio do partido. "As mulheres são lembradas no período eleitoral, porque o partido precisa preencher a cota de gênero, mas elas não são apoiadas, incentivadas e muitas vezes não têm acesso às verbas do fundo partidário, de onde surgem as conhecidas 'candidaturas laranja'", alertou.

Ainda sobre a representatividade feminina na política e nos cargos públicos, a parlamentar ressaltou que esta deve ser muito mais qualitativa do que quantitativa. "A representação feminina precisa ser mais qualitativa, ou seja, precisamos eleger mulheres que, de fato, nos representem, defendam e pensem em políticas públicas para as mesmas", argumentou.

Com participação online, a deputada Lívia Duarte (PSOL) ressaltou os desafios enfrentados pelas mulheres no cotidiano e na realidade dos partidos políticos. "Nossa luta deve ser para ampliar que os partidos não tenham as candidaturas femininas apenas para compor um quantitativo percentual e concorrer às eleições, mas para que mais mulheres estejam na liderança, nas instâncias de decisão. Somos a maioria no eleitorado e também, é visível, que as mulheres são a maioria das chefas de família no nosso estado", analisou.

"É muito importante que o TRE consiga se debruçar sobre a matemática interna dos partidos para alcançar uma maior condição de competição para as mulheres [no pleito eleitoral]", concluiu a deputada.

A juiza-membra da Corte Eleitoral e ouvidora da mulher, Rosa Navegantes, relembrou sua trajetória e os desafios enfrentados por ela desde o trabalho como delegada de polícia até o exercício da magistratura, e reforçou a dimensão dos temas trazidos para o evento. "Esse debate é muito importante para celebrar as conquistas femininas ao longo do tempo como o voto feminino e a ocupação dos cargos de poder no Judiciário", disse.

Após as falas, a assessora de Cerimonial do TRE, Eula Gorayeb, encaminhou às convidadas as perguntas feitas pela plateia virtual e presente no plenário.

Ao final, a fotógrafa e servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), Cristina Gemaque, entregou, como brindes às convidadas, quadros com algumas de suas fotografias autorais.



Presenças



A sub-procuradora geral de Justiça, Ubiragilda Pimentel, participou do evento representando o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPPA), César Mattar Júnior. Como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará (OAB / PA), participaram a vice-presidenta da seccional, Luciana Gluck Paul, e a vice-presidenta da Comissão de Direito Eleitoral, Daniele Pereira.


Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido