Procurador Alan Mansur encerra biênio na Corte Eleitoral
O reconhecimento pela dedicação e competência do procurador regional eleitoral marcaram a despedida durante sessão plenária administrativa, realizada nesta sexta-feira (31).

O procurador Alan Rogério Mansur Silva encerrou mais um ciclo da sua trajetória como representante titular do Ministério Público Federal (MPF) na Corte Eleitoral do Pará. Nesta sexta-feira (31), ele participou das suas últimas sessões plenárias, administrativa e de julgamento, à frente do cargo de procurador regional eleitoral no biênio 2023-2025, segundo mandato no colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará). O primeiro mandato foi realizado no período de 2013 e 2015.
O presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, abriu a sessão administrativa destacando a despedida do procurador e ressaltando as qualidades profissionais de Alan Mansur. “Durante todo o mandato, Vossa Senhoria demonstrou notável dedicação e profundo compromisso com a Justiça Eleitoral, contribuindo de maneira significativa para o aprimoramento de nossos trabalhos e para a consolidação da confiança da sociedade e das instituições democráticas”, afirmou o desembargador-presidente.
Além da excelência profissional, as características pessoais de Alan Mansur foram destacadas por todos os membros da Corte Eleitoral. “Sei o quanto o senhor é estimado e a sua partida certamente será sentida por todos. Trabalhamos juntos por muitos anos, desde quando eu exercia a função de juíza. Conheço sua excelência, seu caráter e suas atitudes, e sempre admirei sua trajetória profissional”, declarou a desembargadora Ezilda Pastana, vice-presidente e corregedora em exercício.
A juíza Rosa Navegantes também parabenizou o trabalho do procurador regional eleitoral. “Sua colaboração ao longo dos anos foi fundamental. Recordo as diversas emoções e desafios enfrentados durante as eleições de 2024, com o apoio inestimável do Ministério Público Federal e do dr. Mansur que fez parte, inclusive, do Comitê de Segurança do TRE do Pará. Desejo muita saúde e paz, e que sua carreira continue a ser coroada de êxito, honrando o seu nome, de sua família e do Ministério Público Federal”, destacou.
O juiz Marcelo Lima Guedes lembrou do tempo em que atuava como advogado na Justiça Eleitoral, durante o primeiro mandato de Alan Mansur como Procurador Regional Eleitoral. “E eu posso afirmar que neste segundo mandato, o seu trabalho foi lapidado pela experiência, sempre com muita competência e dedicação. E parabenizo com muito orgulho, tanto como advogado e agora na função de juiz, por todo o seu comprometimento e responsabilidade enquanto representante do MPF na Justiça Eleitoral”, disse.
O momento de recordação também marcou a fala do juiz federal Domingos Daniel Moutinho. “Recordo-me do período em que ainda integrava a Advocacia-Geral da União (AGU). Na época, eu era estagiário do Ministério Público Federal (MPF), e lembro-me da sua chegada. Alan era parte de um grupo que veio do MPF, um exemplo dos três ex-estagiários que se tornaram Procuradores da República. Portanto, era uma grande referência para nós, que estávamos recém-formados”, afirmou.
O juiz Marcus Alan de Melo Gomes destacou que a vida humana é estruturada em ciclos, e o tempo, ao mensurar nossa existência, nos remete constantemente a essa natureza. “Hoje, mais um ciclo se encerra na sua trajetória profissional e pessoal no TRE do Pará, uma etapa que representou, para todos nós, uma experiência de trabalho conjunta extremamente positiva. Isso porque o dr. Alan personifica o verdadeiro espírito ministerial, demonstrando sua constante preocupação com a coisa pública e o bem-estar da sociedade”, reforçou.
O juiz Tiago Nasser Sefer também agradeceu pela parceria. “É com grande apreço que registro a sua dedicação e o seu espírito público exemplar. Sua passagem por esta instituição será lembrada com carinho e servirá de inspiração para todos os membros do Ministério Público que o sucederão. Que sua trajetória continue a iluminar e orientar aqueles que buscam a justiça. Parabéns”.
Ao final dos cumprimentos de todos os membros da Corte Eleitoral presentes na sessão, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA) foi representada pelo advogado Leonardo Maia Nascimento. “O dr. Alan é um eminente jurista e um grande profissional do direito, além de ser uma pessoa que trata a todos com urbanidade, gentileza e tranquilidade, e sempre fundamentando seus pareceres e ações com a ponderação e a seriedade que nos são necessárias”, destacou o conselheiro federal da OAB-PA.
Procurador da República desde 2008, Alan Mansur agradeceu o reconhecimento, as palavras de carinho e, especialmente, todo o apoio e parceria dos magistrados, advogados, dos membros do MPF e, também, dos servidores da Justiça Eleitoral. “Desempenhar minhas funções, participar de cada sessão e analisar a vasta quantidade de processos é algo que realizo com entusiasmo, convicto de que estamos trabalhando para a efetividade da Justiça Eleitoral, para a democracia e para a garantia dos direitos do cidadão”, afirmou o procurador.
Ao se despedir, Alan Mansur afirmou ainda que deixa o mandato feliz e honrado por ter participado de mais um biênio no Tribunal Regional Eleitoral, uma instituição com a qual ele se identifica e encontra grande satisfação em atuar. “Buscamos eleições cada vez mais justas e transparentes, demonstrando o papel fundamental da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Federal na condução dos trabalhos eleitorais. Acompanhar o processo de apuração de uma eleição é também algo muito interessante, e o Ministério Público Federal tem uma participação importante nesse trabalho”, destacou.
Após o término do biênio, o colegiado será composto pelo procurador da república Bruno Valente. Alan Mansur também seguirá na Justiça Eleitoral agora como Procurador Regional Eleitoral substituto.
Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.
Imagem: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

