TRE do Pará presta homenagem a servidores por tempo de serviço à Justiça Eleitoral

As homenagens ocorreram no Plenário Antônio Koury, com a presença do presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário; do diretor-geral Bruno Giorgi Almeida.

As homenagens ocorreram no Plenário Antônio Koury, com a presença do presidente do TRE do Pará, ...

Como parte das comemorações do Dia da Servidora e do Servidor, celebrado no último dia 28 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Secretária de Gestão de Pessoa (SGP), promoveu nesta sexta-feira (31), o evento “Tempo de ReconheSER: Anos que fazem história!”, uma iniciativa do Programa ReconheSER, instituído pela Resolução TRE do Pará nº 5.861/2025. O objetivo foi homenagear as pessoas que dedicam ou dedicaram seu tempo e trabalho a servir aos cidadãos na Justiça Eleitoral paraense.

As homenagens ocorreram no Plenário Antônio Koury, com a presença do presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário; do diretor-geral Bruno Giorgi Almeida e da secretária da SGP, Giselle de Oliveira Teixeira Pinto, que compuseram a mesa do evento, e dos membros da Corte Eleitoral: desembargadora Ezilda Pastana Mutran, vice-presidente e corregedora em exercício; juíza Rosa Navegantes; juiz Marcelo Lima Guedes, juiz Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho e juiz Tiago Nasser Sefer.

Ao destacar o trabalho dos servidores públicos, o presidente do TRE do Pará afirmou que "muitas pessoas ingressam no serviço público, mas muitas ficam pelo caminho, seja em decorrência de doenças e de mau comportamento e há aqueles que chegam a 10, 20, 30, 40 anos de trabalho. Vale lembrar que servir não é fácil, porque como servidores, estamos sempre com o espírito aberto para que possamos receber as demandas dos jurisdicionados e da comunidade e essa é a nossa missão como servidor público. Dessa forma, quero parabenizar a todos aqui pela dedicação e trabalho", ressaltou.

O diretor-geral, Bruno Giorgi Almeida, também destacou o trabalho desempenhado pelos servidores. “Hoje é um dia de celebrar histórias, trajetórias e o tempo. Esse tempo que a gente não mede só em anos de serviço, mas em dedicação, entrega e amor pelo que faz. Cada plaquinha que será entregue hoje, seja de 10, 20, 30 ou 40 anos, é muito mais do que um número, é um símbolo de compromisso, de escolha, de propósito, é o retrato de uma vida profissional construída dentro de uma instituição que também é casa, que também é história", disse.

Em seguida, as pessoas homenageadas passaram a ser chamadas em blocos, conforme o tempo de serviço no Tribunal (10, 20, 30 e 40 anos) para receberem as placas de reconhecimento pelo tempo dedicado à Justiça Eleitoral. Elas puderam escolher outros servidores, pelas mãos das quais receberam a comenda.  

Dessa forma, a servidora aposentada Carla Coutinho Ferreira recebeu a placa das mãos da senhora Márcia Carvalho, que representou seu irmão, o servidor Marcelo José Pereira Carvalho, já falecido. “Quando me informaram que eu iria ser homenageada e poderia escolher um colega para homenagear também, pensei, são 30 anos de serviço, é muita história, muitos colegas foram importantes e, muitos, viraram amigos, ainda bem. Por isso, resolvi homenagear o Marcelo, que mais do que um colega foi um amigo e é um grande representante do servidor público. Ele completaria 30 anos de serviço no próximo ano e foi um servidor público exemplar e muito dedicado, por isso o escolhi”, contou.

O servidor aposentado Walber dos Remédios representou os homenageados, na ocasião, e falou sobre a emoção de participar do evento. “É uma alegria, uma emoção estar de volta aqui. Neste momento, o Tribunal chama o tempo de reconhecer, anos que fazem história, porque é exatamente isso, é um tempo de reconhecer. Reconhecer as pessoas, as trajetórias, as histórias que todos juntos construíram e constroem o que o Tribunal é hoje. Eu tenho uma imensa honra de fazer parte dessa família. Fico feliz por ver que o Tribunal mantém sua tradição de valorização dos servidores”, enfatizou.

Programa ReconheSER

O ReconheSER nasceu do compromisso do Tribunal com a valorização das pessoas que constroem, todos os dias, a sua história e os seus resultados. O programa é uma estratégia de gestão humana e institucional voltada a promover um ambiente de trabalho acolhedor, motivador e inspirador, onde todos sejam vistos em sua integralidade, como profissionais, colegas e seres humanos.

Inspirado pelas diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo Planejamento Estratégico do TRE do Pará (2021–2026) e pela Política de Gestão de Pessoas do Tribunal, o ReconheSER busca fortalecer o sentimento de pertencimento, engajamento e propósito coletivo. Reconhecer o outro, nesse contexto, é também reconhecer o valor do serviço público, a dedicação diária e silenciosa que sustenta a missão da Justiça Eleitoral: garantir o exercício da cidadania e a integridade da democracia.

 

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

Fotos: Elaynia Ono e Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

 

Confira as pessoas homenageadas por ordem alfabética:          

⠂Áida Silvana Barbosa Varela Moy Anaisse

⠂Ana Carla Ponte Souza Mendonça Lopes

⠂Anderson Araújo dos Santos

⠂Carla Coutinho Ferreira

⠂Cayo Paiva de Oliveira Nascimento

⠂Clara Fabianne Silva de Sousa

⠂Diego Reynolds do Nascimento Lopes

⠂Edilea da Rocha Nogueira Eutrópio

⠂Edmundo dos Santos Lima

⠂Gabriel dos Santos Monteiro

⠂Iranor de Jesus Mandú

⠂Jandira Maria de Arruda Pinheiro

⠂Jorge Luiz Ferreira Viana

⠂José de Ribamar França Silva

⠂José Edgar Tocantins Melo

⠂José Guilherme Teixeira da Matta Bacellar

⠂José Magno Almeida Sousa

⠂Kayla Oliveira Cohen

⠂Letícia Moura Alves

⠂Lorena Chagas de Pontes

⠂Lucivaldo da Conceição Moreno

⠂Mara Ruth Ventura Baptista Sharif

⠂Maria Cecilia Bastos de Medeiros

⠂Maria Lucilene Picanço Farias

⠂Michele Baptista Luiz de Melo e Silva

⠂Natasha da Costa Gillet

⠂ Paulo Octávio Wanzeller

⠂Renato de Albuquerque Neves

⠂Ricardo Soares de Lima

⠂Rinaldo Henrique Dias Alves

⠂Robezan Fernando Santos dos Reis

⠂Rousevelt Rodrigues de Almeida

⠂Rubens Cavalcante Rabelo da Silva

⠂Sandro Marcelo Ati Tadaiesky

⠂Simone Socorro Cardoso Garcia

⠂Tales Santos de Castro

⠂Wagner de Oliveira Santos

⠂Walber Joaquim dos Remédios

 

 

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido